Em 2014, mãe do governador, deputada federal Elcione Barbalho, lançou alerta aos correligionários sobre a disputa com Simão Jatene, que concorria à reeleição. Não adiantou. Agora, praticamente sem concorrente, Helder tem caminho livre/Fotos: Divulgação.

Com índices de intenção de votos para além de confortáveis, segundo a pesquisa do Ipec – 77% dos votos válidos contra 18% do concorrente mais próximo – publicada ontem nos jornalões de Belém, não seria crível que os organizadores da campanha de reeleição do governador Helder Barbalho e o próprio governador, que costurou, pessoalmente, o mundo de alianças e apoios que o cerca, alimentassem alguma descrença, sequer dúvida na vitória no primeiro turno das eleições. Mas, como diz o velho e surrado ditado popular, seguro, morreu de velho.

No fundo, no fundo, vencer no primeiro turno, para o governador Helder Barbalho, seria apenas um detalhe. Na ponta do lápis, diferentemente de três candidatos – na Bahia, em Minas Gerais e em Brasília -, que tiveram redução nos índices eleitorais auferidos em pesquisas específicas, os índices atribuídos ao governador do Pará só crescem, o que fará dele, proporcionalmente, o governador mais votado no País. Esse é o ponto.   

A favor do governador conta tudo: mídia poderosa e redes sociais idem, sem falar que seu principal oponente, o senador Zequinha Marinho, faz uma campanha insossa e sem os mesmos recursos. Tecnicamente, portanto, Helder será eleito, seja em primeiro ou em segundo turno, com esse viés de possibilidade que seria o de mais votado.

Janela da história

Diz a lenda que, em 2014, na primeira investida de Helder pela conquista da cadeira de governador do Estado, a deputada Elcione Barbalho, mãe do governador, lançou alerta aos companheiros do partido para evitar ‘salto alto’. Não deu certo – ao menos a advertência solene não evitou que Helder perdesse o embate para o então candidato à reeleição Simão Jatene, seja por conta do suposto ‘salto alto’, seja pelas circunstâncias política daquele momento. O resultado frustrante provocou perdas e danos, com efeitos colaterais de grande repercussão.

Vídeo falso

Semana passada, circulou vídeo nas redes sociais em que Dona Elcione, supostamente, teria voltado a bater na mesma tecla de recomendar a correligionários a manter o foco e trabalhar para garantir a manutenção do filho na cadeira de governador. Trata-se de vídeo fake, por isso foi retirado da edição para os devidos reparos. Com nossos pedidos de desculpas.  

Papo Reto

Divulgação
  • A expectativa é de que o MP anuncie ação contundente contra a violência política praticada por policiais que atuam na segurança pessoal do governador contra manifestante em Santarém, no último sábado.
  • Simples recomendações, como se viu, não surtiram efeito. Quem sabe um IPM para apurar os fatos, à luz das imagens publicadas nas redes sociais com pedido o afastamento dos agentes públicos.
  • José Cardoso Lemos, o Zezinho, que ajudou a salvar mais de 50 pessoas do naufrágio de uma embarcação às proximidades de Cotijuba, em Icoaraci, distrito de Belém, teve sua bravura reconhecida.  
  • Em Soure, onde esteva semana passada, Zezinho recebeu a comenda Cruz do Movimento Templário e o Troféu Imprensa, além de homenagens da prefeitura, através do prefeito Guto Gouveia (foto).
  • A coluna repassa pedido de populares no sentido de que as árvores que encobrem semáforos em Belém sejam podadas pela prefeitura.
  • Na carreata da candidata Marinor Brito, nesse final de semana, uma camionete e duas motos da Semob mandavam o trânsito parar para a banda passar.
  • A direção da Anatel anunciou em rede nacional que as capitais da Região Norte serão as últimas a contar com o sistema 5G, o mais moderno sistema de internet banda larga do mundo na atualidade.
  • A Mineração Rio do Norte destina R$ 163,7 milhões em projetos e obras para reforçar a segurança de suas estruturas.
  • A empresa também faz investimentos robustos em tecnologia, como a criação da Sala de Monitoramento de Barragens, 100% dedicada à segurança dos reservatórios de rejeito, com mais de mil sensores de segurança.