Levantamento do “Estadão” em parceria com o Portal da Transparência da Câmara Federal aponta dois parlamentares paraenses entre os quatro que, tecnicamente, não ‘trabalharam’ na atual legislatura. Nilson Pinto sai pela tangente/Fotos: Divulgação.

Dos 448 deputados federais candidatos à reeleição, 28 apresentaram média de um projeto de lei ou menos por ano na atual legislatura. O levantamento é do “Estadão”, junto ao Portal da Transparência da Câmara Federal e publicado no site br.investing.com. 

Chama atenção o fato de dois parlamentares paraenses figurarem na lista dos quatro que não apresentaram único projeto de lei: Nilson Pinto, do PSDB, e Cristiano Vale, do PP. Os outros dois são Junior Lourenço, do PL do Amazonas e Hermes Parcianello, do MDB do Paraná.

Nilson Pinto e Cristiano Vale buscam reeleição, embora Pinto, na verdade e de forma inédita no País, venha fazendo campanha exclusivamente para eleger a esposa, Lena Pinto, pelo seu próprio partido.

Sem projeto há oito anos

“O levantamento do “Estadão” considera as propostas de lei feitas até o início deste mês e descarta suplentes ou aqueles que se licenciaram do cargo para assumir outras funções” – destaca o site, acrescentando que Nilson Pinto está desde 2015 sem sugerir um projeto de lei e que, questionado pelo fato, respondeu que “não acredito que este País precise de mais uma leizinha”. Diz ele que tem, sim, se dedicado a propostas de emenda à Constituição.

No atual mandato, Nilson Pinto apresentou uma e redigiu 36 emendas a PECs, além de participar da elaboração do orçamento. Todas as iniciativas, porém, foram em coautoria. O site não conseguiu ouvir Lúcio Vale.