Antes de montarem acampamento na avenida Almirante Barroso, aguardando audiência com representantes do governo, aprovados pediram ajuda na Assembleia Legislativa, mas não lograram êxito/Fotos: Divulgação.

Jovens aprovados no concurso da Polícia Militar do Estado ano passado, acampados em protesto pacífico na calçada em frente ao Palácio do Governo à espera de audiência com representantes do Executivo, foram surpreendidos ontem à noite com a mobilização da Tropa de Choque supostamente encarregada de retirá-los do local.

Os manifestantes, aglomerados em torno de uma estrutura que toma parte da pista e rolamento da avenida Almirante Barroso, aguardam audiência para cobrar promessa do governador Helder Barbalho segundo a qual convocaria 7 mil aprovados no concurso público. Não há informações sobre a disposição do governo de discutir o assunto.

Prefeitos se preparam
para nova marcha até Brasília

Prefeitos, vereadores, políticos com ou sem mandato irão participar da Marcha dos Prefeitos, de 25 a 28 deste, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios que arregimenta federações, associações e consórcios de prefeitos em todo o País. O evento se divide entre a programação política, com as palestras de autoridades, e a feira, que funciona paralelamente oferecendo tudo o que uma prefeitura necessita, mas que nem sempre como comprar. 

Promessas e milagres

Lobistas circulando pelos salões, advogados atrás de causas e prometendo milagres administrativos e financeiros, restaurantes e casas noturnas lotados nos setores hoteleiros, enfim, Brasília regozija-se com tanto dinheiro proveniente do pobre interior do Brasil. Os momentos mais esperados certamente  serão os pronunciamentos do presidente Bolsonaro e se seus ministros e de candidatos  contrários ao governo, que querem aproveitar a ocasião para vender seus peixes. 

Papo Reto

Divulgação
  • Há um surto de moeda falsa em Belém. A venda é  feita via internet e os repasses acontecem em casas noturnas, em Belém, e em feiras e eventos festivos, no interior.
  • É de uma qualidade primorosa o Relatório de Gestão do Procurador de Justiça do Pará, Cezar Mattar (foto), publica semana passada. Irretorquível, como se diz.
  • O Supermercado Paulista, de Mosqueiro, vende água em vasilhames de 20 litros, mas não aceita troca. O cliente paga o produto e o vasilhame. Sorte é que o Procon só visita Mosqueiro nas férias de julho.
  • A Polícia Civil ficou de ouvir a partir desta semana os passageiros do barco motor “Bom Jesus”, que fez misteriosa viagem de Santarém a Chaves, no Marajó, sem a devida licença e com carga desconhecida. 
  • A Universidade Federal do Oeste do Pará publicou o edital do Processo Seletivo de Mobilidade Externa 2022 (Mobex/Ufopa 2022), que vai selecionar candidatos para o provimento de vagas residuais nos cursos de graduação oferecidos pela instituição.
  • Ao todo são oferecidas 328 vagas, em 37 cursos, em Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.
  • As vagas residuais são as que não foram preenchidas nos processos seletivos regulares e especiais da Universidade, ou que resultaram de cancelamentos de curso.
  • Em 2021, o Brasil cravou reciclagem de 98,7% de latas de alumínio, maior índice da história da reciclagem de latas no País desde o início do mapeamento, em 1990, um dos melhores índices do mundo.
  • Por essa e outras, o governo federal promete investimentos de R$ 14 bilhões por ano no setor de reciclagem e, para isso, lançou um certificado de crédito para estimular o setor.
  • Já não sem tempo, o Ministério da Saúde inicia campanha em rádio e TV de combate à Doença de Chagas, mais presente do que nunca em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
  • Segundo a Fiocruz, os casos de síndrome respiratória grave em crianças crescem no País, associada ao agravamento das infecções virais.