A Segurança Pública do Pará segue investindo no combate à criminalidade, mas peca ao escamotear a realidade usando o mês de outubro isoladamente como régua para medir o cenário, sendo que o mês não é parâmetro para tal/Agência Pará

Entra mês, sai mês a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado segue com a mesma ladainha: a criminalidade está em queda por todo o Pará. Na última quinta, a Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, vinculada à Segup, aponta que o mês de outubro de 2021 foi o mês com o menor número de registros de crimes violentos letais intencionais, que reúne os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, ao comparar todos os meses de outubro, desde 2010. Assim: com todo o respeito, a propaganda do governo tenta mostrar o mês de outubro, de forma isolada, como se o período fosse parâmetro para dizer à população paraense que a violência está em queda.

Queda em outubro ocorreu,
mas não foi tão grande

 O correto seria informar à população que os crimes violentos estão com crescimento em 2021 e o Estado está se empenhando para reduzir. Ao citar apenas outubro, mês que houve pequena redução, a Segurança Pública esconde a realidade sobre a violência, fazendo da notícia um mero instrumento político de interesse de quem está no poder. É claro que segurança pública do Pará permanece investindo em ações de combate à criminalidade, mas, devagar com o andor quer o santo é de barro.

Dados apontam
redução de 41% no período

Segundo os dados da Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, o mês de outubro registrou 200 crimes violentos letais intencionais, enquanto que em outros anos o número representava 277, como no ano de 2014, por exemplo, e até 386, como registrado no ano de 2016. Ao comparar outubro de 2021 com o mesmo mês do ano de 2018, período em que 337 crimes foram computados, a queda é de 41%. Então, tá.