Divulgação

“Dener: retratos da vida e
obra”  já está em Belém

A exposição “Dener: retratos da vida e obra”, que homenageia o estilista paraense considerado o criador da moda brasileira, chega à Faculdade Estácio do Pará por meio do curso de Design de Moda da Instituição. O evento, a partir de hoje, ficará  em cartaz até a próxima quinta, sob a curadoria do museólogo Bernardo Baía.

A exposição, que foi montada recentemente em Soure, no Marajó, vem acompanhada de eventos científicos que compõem o ciclo de informação da Semana Integrada do Design da Faculdade Estácio do Pará. Bernardo Baia fará uma palestra sobre o processo de pesquisa e levantamento dos materiais para a montagem da exposição. Amanhã será a vez da arqueóloga Cristiane Martins falar sobre a ancestralidade no design amazônico. Sábado, a arquiteta e urbanista Carla Marajoara, membro da comunidade indígena Cajuúna, conduzirá a palestra “A Comunidade Cajuúna e sua herança marajoara”. Ainda neste dia, os professores Ruy Martins Junior, Ty Silva e Felicia Maia participam de uma mesa de debate sobre apropriação cultural.

Encerrando a programação, dia 27, a designer Mariana Fernandes, mestre em História da Arte, Patrimônio e Cultura Visual pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e que atualmente atua no serviço Educativo do Museu Nacional do Traje de Lisboa, participará da live “Sou sabor marajoara: o que é patrimônio e a quem realmente pertence?”.

Os eventos vão ajudar os alunos do curso de Design de Moda e Design Gráfico que estão conduzindo pesquisas, com a orientação dos professores, sobre a cultura marajoara e o estilo de Dener para criar coleções com essas inspirações.  Todos os eventos são organizados pelo curso de Design de Moda e Design Gráfico da Faculdade Estácio do Pará, que é coordenado pela professora Felícia Maia, mestre em Artes pela UFPA.