Se a ideia foi passar a impressão de boas relações entre o governador Helder Barbalho e seu staff do MDB com os integrantes da chamada República de Ananindeua, ficou apenas no campo das boas intenções. Na caminhada política promovida ontem pelas ruas do segundo maior colégio eleitoral do Estado, os protagonistas foram o prefeito Daniel Santos e o ex-prefeito Manoel Pioneiro, candidato ao Senado, o vice-prefeito Eric Monteiro, candidato à Assembleia Legislativa e a primeira dama Alessandra Haber, candidata à Câmara Federal. Não é exagero dizer que os ‘candidatos’ da República ofuscaram os demais que costumam andar à tiracolo do governador, inclusive Beto Faro.
Apoio total e irrestrito
A turma da República de Ananindeua deu forte demonstração de força e liderança política ao governador, uma vez que o prefeito Daniel Santos não esconde os objetivos do seu planejamento político eleitoral: eleger o vice-prefeito Ananindeua, desbancando uma penca de parlamentares, e Manoel Pioneiro como os mais votados na região metropolitana e a mulher dele, Alessandra Haber, à Câmara Federal.
Não à toa, Helder Barbalho observou vereadores de Ananindeua, independente de legenda e até mesmo os do partido do próprio partido carregando os nomes dos candidatos da República sem o menor constrangimento, entre eles os vereadores coronel Osmar e Braga.