Fiéis improvisam Transladação, mas manifestações de fé na Virgem expressam o sentimento que embala a população católica/Foto: Roma News

Antes do amanhecer deste domingo de Círio, Belém viveu ao menos dois momentos de intensa emoção e fé: a cerimônia da “Descida do Glória”, em que a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré desde o altar da Basílica para ser posicionada na redoma de vidro da Praça Santuário e uma improvisada Transladação feita pelos fiéis, ambos sujeitas às restrições sanitárias impostas pela pandemia, mas ainda assim envoltas no clima contagiante de adoração e de amor que envolve a maior manifestação religiosa do Pará.

Ao descer do altar, a imagem da Santa, ao invés de fazer o habitual e curto trajeto entre o Glória e a redoma de vidro do altar, percorreu toda a Basílica até a porta principal, onde ocorreu uma emocionante saudação aos fiéis dispostos do lado de fora do tempo para acompanhar a cerimônia através de telões. Foi o que se poderia chamar de um dos momentos mais especiais do Círio antes do que seria hoje a Grande Procissão.

À noite, multidão de fiéis se submeteu à chuva e foi às ruas, improvisando a tradicional Transladação que as medidas sanitárias apagaram temporariamente do calendário religioso desde o Círio do ano passada. Também nessa ocasião viram-se as manifestações de promesseiros, caminhando de joelhos, muitos aos prantos, agradecendo pelas bênçãos recebidas e rogando pelo retorno de um Círio de saúde e paz.

Praça é monitorada por
órgãos de segurança

A movimentação em torno da Praça Santuário está sendo monitorada de forma intensificada pelos órgãos de segurança pública do Estado. A Operação Círio 2021, acompanha o deslocamento dos fiéis pelas ruas e no entorno da Basílica. Mais de 15 representantes do Sistema de Segurança Pública, além da Guarda Municipal de Belém e Cruz Vermelha trabalham na segurança aos fiéis, romeiros e turistas.

Agentes de segurança
atuam com body can

Além de todo o aparato das forças de segurança pública empregado, a Operação Círio 2021 conta com a utilização de body cans, conhecidas também como câmeras corporais. Os equipamentos auxiliam a garantir a segurança dos fiéis e resguarda a atuação dos agentes. Com a tecnologia embarcada, as imagens captadas pelas câmeras utilizadas pelos agentes são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle.

Reforço de vacina para
pacientes debilitados

A Secretaria de Saúde de Belém segue o calendário de vacinação contra a Covid-19 amanhã, 11, com a aplicação da dose de reforço em pessoas com alto grau de imunossupressão, ou seja, aquelas que têm o sistema imunológico debilitado por uso de medicamentos ou por causa de alguma doença crônica ou congênita. Fazem parte desse grupo aquelas vivendo com HIV/Aids; pessoas que fazem hemodiálise; as que fazem quimioterapia para câncer; e transplantados de órgão sólido ou de células tronco

Uso do Kit Covid
em Belém correu solto

O escândalo envolvendo pacientes da Prevent Senior é apenas a ponta do iceberg que esconde o uso do chamado Kit Covid Brasil afora durante o pico da pandemia. Quem circula no meio médico em Belém garante que a capital paraense entraria facilmente no rol das capitais onde médicos prescreveram a aplicação de fármacos que acabaram levando muitos pacientes a óbito. No meio da pandemia, hospitais descarregaram medicamentos a torto e a direito cuja eficácia segue questionadas até hoje.

Papo Reto

  • A periferia de Belém sofreu horrores, sábado, com engarrafamentos em todos os pontos de entrada e saída da cidade. Na avenida Independência, rumo centro, o trânsito apresentou lentidão, a partir da BR-316, até parar completamente na rotatória do 40 horas.
  • Agentes de trânsito posicionados no local a tudo assistiam, sem interferir, provavelmente porque não havia espaços para entrada ou saída. O complicador, no caso da rotatória, é a lerdeza de condutores que desconhecem a regra de circulação nesses pontos.
  • A Festa da Chiquita, ontem, no Memorial dos Povos, teve de tudo, menos a observância do uso de máscaras, conforma determinam os protocolos sanitários de segurança.
Divulgação
  • Mas “foi bonita, pá”. A programação, restrita a 200 pessoas, marcou os 43 anos do movimento em que se destacam o cantor Eloy Iglesias (foto) e outras personalidades.
  • O Paysandu joga a sorte grande, hoje, em Belém, dia de reencontro com sua torcida. Haja corda para tanto pedido de torcedor
  • A Petrobrás reajustou mais uma vez o preço da gasolina e do gás de cozinha. O litro da gasolina nas distribuidoras passou de R$ 2,78 para R$ 2,98. Já pensou se não houvesse ICMS para inflar os preços?
  • Em 18 dias, mais de 7,5 mil imigrantes haitianos foram expulsos dos EUA, agora no comando dos democratas. Como dia o velho ditado: comida pouca meu pirão primeiro.

Deixe o seu comentário