Justiça se antecipa e joga areia

no réveillon da Praia do Atalaia

Não tem testagem, cabine de higienização, uso de máscara, álcool gel ou distanciamento social que deem jeito: o juiz Antônio Carlos Koury concedeu liminar em favor do MP que proíbe qualquer evento público ou particular em Salinópolis na virada do ano. A determinação implica proibição de concessão de licenciamento de eventos que causem aglomerações e prevê multa diária de R$ 200 por evento.  Palavra de vovó: “Boa romaria faz que sua saúde fica em paz”.

Não vai rolar

Questionando o argumento de que a propagação da Covid-19 só ocorre “em eventos artísticos, e nunca em comícios políticos”, empresário do setor artístico planejava promover o réveillon na Praia do Atalaia, em Salinópolis, amparado “por todas” as exigências protocolares do Ministério da Saúde, incluindo testagens, uso de máscaras, cabines de higienização e distribuição de álcool em gel. Fim de papo.

Vade retro

No melhor estilo “Uhhh”, Caveira se apresentou como candidato à sucessão de Dr. Daniel na Alepa – ele renunciou ao cargo porque foi eleito prefeito de Ananindeua em novembro -, mas foi “espantado” pelo deputado Chicão Melo (foto), que lhe aplicou uma sova maior que o tamanho da idade de Cristo: 36 votos contra 1 e uma abstenção. O deputado Caveira sequer aparecia no placar, mas se atreveu, com todo o direito. Chamonzinho foi aconselhado a ficar de fora da disputa. E obedeceu.

Divulgação

Balanço bom

Segundo a secretária de Saúde de Salinópolis, Luana Noronha, desde junho o município vive uma estabilização no número do casos de Covid-19. Em julho foram contabilizados mais de 25 mil veículos circulando nas praias, quando pousadas, hotéis e resorts também apontaram lotação completa por conta das férias escolares. Convém lembrar, porém: a ordem é “cada qual no seu metro quadrado”.

Teatro em detalhes

O governo do Pará promete reabrir o Theatro da Paz totalmente repaginado em seus mínimos detalhes e com mais segurança no próximo ano. O espaço passa por restauro completo, da fachada, passando pelos ambientes internos, pintura nas esquadrias e corredores de acesso e novo sistema de proteção contra incêndio, além do telhado, para acabar de vez com as infiltrações que ameaçam comprometer pinturas e afrescos. Até o charmoso Café da Paz receberá melhorias.

Avessos ao avesso

A Aids, síndrome viral dos anos 1980 que abalou  comportamentos e costumes sexuais mundo afora,  já não assusta, nem mata como antigamente, graças aos coquetéis de diferentes medicamentos desenvolvidos nas últimas décadas. Os casos de infectados também vêm diminuindo a cada ano, graças principalmente ao uso de preservativos e campanhas junto à população sexualmente ativa. Entre os mais velhos, porém, ainda avessos ao preservativo, os números preocupam. 

Eu sozinho

Preso desde agosto, acusado de atropelar e matar criança de seis anos de idade em acidente na zona rural de Igarapé-Açu -, e abandonado pelos seus pares na Câmara Castanhal -, o vereador José Janildo Mirandinha vai ganhar apoio de amigos para arcar com as despesas com advogado e tentar responder em liberdade. Apesar do grau do crime, causou estranheza e indignação na cidade o fato de o vereador em final de mandato ter sido solenemente ignorado pela Câmara.

Trânsito seguro

O governador  Helder Barbalho promoveu o lançamento simbólico do projeto Segurança Viária, gerenciado pelo  Detran, que prevê contemplar dezenas de municípios com sinalização horizontal e vertical, placas sinalizadoras, meio-fio, pintura de faixas nas vias em logradouros e estradas. O governador acompanhou o inicio das obras na PA-391,  que deverão ser concluídas ano que vem oferecendo mais segurança a motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres, 

Mobilidade elétrica

Há um ano, o Pará é sede de projeto inovador na área de mobilidade sustentável que irá disponibilizar ônibus e barcos elétricos para uso de alunos e professores da maior universidade pública no Estado. Conduzido pela Norte Energia, em parceria com a UFPA, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e as empresas ABB e BYD Energy, o projeto prevê a criação de um Sistema de Gestão Integrado para Múltiplos Modais e foi aprovado como estratégico pela Aneel.

  • Há duas semanas proprietários de veículos da Grande Belém não conseguem pagar um boleto sequer emitido pelo Detran para licenciamento e plaqueamento.
  • O que se diz é que há um problema pendente entre o órgão de trânsito e a Secretaria da Fazenda que impede essa providência. Não há solução aparente para o caso até agora.
  • Saiu a minuta do edital da segunda Rodada de Disponibilidade de Áreas da Agência Nacional de Mineração.
  • De acordo com o documento, a etapa de oferta pública será iniciada no próximo dia 21 e prevê a oferta de aproximadamente 5 mil áreas consideradas atrativas para o setor mineral.
  • Ontem, a ANM promoveu audiência pública virtual para discutir como serão as regras do jogo que, segundo se comenta no setor, não parecia ser muito interessante aos investidores.
  • Parceria firmada entre o governo do Estado e o Dnit irá garantir a estadualizalização de trecho de cerca de 25 km da BR-222, em Marabá, sudeste do Pará.
  • A cessão do subtrecho, que compreende o fim da Ponte Rio Tocantins até a BR-153-230 é necessária para que o Estado inicie as obras de duplicação da pista e eliminar os congestionamentos no centro de Marabá.
  • Restaurantes e bares de Belém precisam entender: existem clientes com dificuldades em ler um cardápio pelo celular utilizando QR Code, ou até os que não estão com celular no momento da operação.
  • A solução é simples: basta disponibilizar cardápios impressos ou mesmo um tablet. Sugestão dada, até que suas excelências os vereadores eleitos tomem as providências.
  • A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o selo de excelência pelo desempenho no Programa de Qualidade Boas Práticas Clínicas em Cardiologia.
  • O selo é uma iniciativa internacional da American Heart Association, em parceria com o MS, Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Hospital do Coração de SP.
  • No último sábado, quem visitou a praça mais famosa do mundo, a Times Square, em Nova York, EUA, ouviu e leu o nome “Ananindeua”.
  • Foi a homenagem da Stone na campanha “Negócios são motores de sonhos”, através de painéis da Nasdaq, a pequenos empreendedores de 219 cidades brasileiras, entre os quais empreendedores da cidade paraense.
  • Acontece hoje a segunda live do Cin-Fiepa para discutir as exportações nos Estados da região Norte do Brasil.
  • O encontro contará com a participação de outros Centros da Amazônia Legal e será transmitido pelo YouTube e Facebook do Sistema Fiepa, a partir das 11h.
  • Helena Pinto Lima, pesquisadora titular, e Jair Boro Munduruku, mestrando do Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural do Museu Goeldi foram contemplados com o Prêmio Luiz de Castro Faria, concedido pelo Iphan.

Deixe o seu comentário