Eduardo Imbiriba e Ivanna Carneiro, da situação; e Sávio e Brenda, da oposição: a eleição da Ordem deverá ser decidida na conta da inadimplência, uma das mais altas dos últimos anos/Fotos: OAB-Pará
Seja quem for o próximo gestor da OAB do Pará, cuja eleição está marcada para o dia 18 deste mês, ele já tem uma herança maldita. Trata-se da grande taxa de inadimplência, que beira os 50%. A atual gestão está cobrando os devedores na Justiça, orientada pelo Conselho Federal, e definiu sanções para quem não pagou as anuidades. Uma delas é proibi-los de votar. A oposição propõe uma trégua, com ampla negociação, oferece contrapartidas e já entrou com mandado de segurança, na Justiça Federal, para garantir o direito a voto dos inadimplentes.
Recorrendo à mitologia, os inadimplentes da OAB se tornaram a espada de Dâmocles da atual gestão, ou a pedra de Sísifo da oposição. De um jeito ou de outro, serão decisivos nesta eleição para Eduardo Imbiriba-Ivanna Carneiro, da situação, ou para Sávio Barreto-Brenda Araújo, da oposição.
Matéria relacionada
Comando Vermelho escancara
suposto acordo com governo
O governo do Pará não admite, mas o Comando Vermelho escancara mais uma vez o suposto acordo mantido com o Sistema Penal por “descumprimento”. Só isso explica, por exemplo, o “comunicado” emitido pela facção criminosa no último dia 31 e a consequente tentativa de assassinato de um agente público, no bairro Tenoné, em Belém, conforme advertência contida no documento. Veja o teor do comunicado, literalmente:
Volta de ataques a policiais
“Viemos através dessa circula transparecer a todo solo paraense que a partir da data mencionada em todo solo paraense onde tiver um policial penal, Polícia Militar a ordem é pra executar até a segunda ordem. Viemos também transparecer que o estado tem descumprindo com o prometido que era banho de sol colchões e 4 refeição por dia sem contar nossos irmãos estão sofrendo tortura novamente e não vamos aceitar tal covardia com nossos irmãos. Espero que todos tenham compreendido e que não tenha ficado brechas pra armazenamento de dúvidas”
Da palavra à ação
Notícia publicada ontem pelo Portal Dol, vinculado às empresas de comunicação da família do governador Helder Barbalho: “O mês de novembro mal iniciou e a violência já bate à porta. Nas ruas do bairro do Tenoné, no distrito de Icoaraci, os momentos que deveriam ser de tranquilidade e sossego para os moradores, às vésperas de um feriado, foram interrompidos pelo forte barulho de disparos de arma de fogo”.
Ação criminosa frustrada
“O alvo foi um policial penal, segundo o que foi confirmado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A vítima, ainda não identificada, estava em frente a casa onde mora quando foi surpreendida pela ação criminosa e sem sucesso cometida por dois homens armados, ainda sem qualquer identificação”.