Centro de Informação aponta o registro de sete casos até a semana passada, sem óbitos. Alerta deve ser estendido à Grande Belém e interior/Fotos: Divulgação.

O Centro Estratégico de Informação à Vigilância Sanitária lançou alerta, na última sexta, a “todas as instituições de saúde” para o recrudescimento da malária em Belém. Segundo informações oficiais, até o dia 22 desde mês o sistema havia registrado sete casos comprovados nos bairros Umarizal, Pedreira e Cabanagem. O alerta deve ser estendido a outros municípios.  Os registros apontados pela Vigilância desde o início deste mês apontam para a necessidade da adoção de medidas para evitar o descontrole da doença

Saúde de Mocajuba em
crise,  e ninguém aparece para ajudar

A boa vontade de parte dos servidores é o que, na prática, vem salvando e mantendo vivo o atendimento em saúde no Hospital Municipal Maria do Carmo Gomes e postos da periferia e zona rural do município de Mocajuba. A flagrante falta de gestão remete às precaríssimas instalações, recorrente falta de medicamentos básicos e total ausência de médicos – alguns desistiram do trabalho por causa do baixo salário e atraso de pagamento.

Nem a ex-prefeita Fátima Braga, hoje ocupando importante cargo no governo do Estado – é a secretária de Educação -, muito menos seu “poste”, o atual prefeito, Irmão Cosme, conseguem apresentar argumentos que justifiquem o caos na saúde do município.