Há uma discussão acerca de quem assumirá vaga na Câmara, se a suplente Gisele Freitas ou a professora Silvia Letícia. No último caso, a coordenadora do Sintepp precisaria contar com a direção do Psol/Fotos: Divulgação;

Com a eleição da vereadora Lívia Duarte para a Assembleia Legislativa, deve assumir a vaga na Câmara de Belém, em janeiro, a assistente social Gizele Freitas, da Bancada de Mulheres da Amazônia. Seria o rito, mas Gizele pode assumir antes mesmo de Lívia Duarte tomar assento no novo cargo, por conta da decisão do ministro Alexandre de Moraes que cassa o mandato do vereador Zeca do Barreiro por suposta fraude na cota de mulheres nas últimas eleições municipais.

Se a decisão judicial for cumprida, quem assume o lugar da vereadora Lívia Duarte será a professora Silvia Leticia, que passaria a ser a primeira suplente do partido. Silvia é desafeta do prefeito Edmilson e da Primavera Socialista

Depende do partido?

A questão é o que fará o Psol a esta altura do campeonato? Irá se contentar em ter apenas quatro vagas na Câmara ou vai brigar para Leticia assumir a vaga como legítima representante dos professores municipais de Belém?

Observadores da cena apostam que, se depender de Edmilson, a professora Silvia Letícia pode esperar sentada e se contentar com o fato de que mesmo boicotada pelo partido, saiu maior politicamente das eleições, mesmo sem conseguir chegar à Assembleia Legislativa.

Papo Reto

Divulgação
  • O deputado federal reeleito Joaquim Passarinho vai mudar de domicílio eleitoral por ter perdido uma aposta feita antes da eleição.
  • Previa que se tivesse mais de 10 mil votos em Redenção, sudeste do Pará, levaria seu domicílio eleitoral para o município. Teve mais de 11 mil.  
  • Aliás, o que se diz é Joaquim Passarinho teria sido o único parlamentar do Brasil a não usar o dinheiro do Fundo Eleitoral.  
  • A prefeita de Marituba, Patrícia Mendes (foto), está asfaltando ruas do bairro Almir Gabriel, mas trocando os nomes: o que era rua Paulo Fonteles passa a se chamar Paulo Ricardo, seja lá quem for o vulto.
  • Mais: Joaquim Passarinho saiu fortalecido na Assembleia Legislativa, ao fazer dois deputados estaduais.
  • Wesley, de Itaituba, seu afilhado político, e Aveilton, ex-superintendente do Incra em Marabá assumem em janeiro. Boa arrancada para o Senado da República em 2026, conforme a coluna antecipou.
  • A coluna acabou inflando a votação dada ao deputado eleito Renato Oliveira, do Podemos, em Bragança e região. Onde se lê 232 mil votos, leia-se 23,2 mil votos.
  • Carga de 30,2 mil toneladas de óleo diesel da Rússia chegou ao Porto de Santos para regularizar o estoque nacional.