Alberto Beltrame, ex-secretário de Saúde e Peter Cassol, ex-secretário-adjunto de Gestão da Sespa, com quem a PF encontrou um isopor com dinheiro supostamente desviado da saúde, um dos maiores escândalos do governo do Pará/Divulgação.

Conselheiros do TCE conheceram por unanimidade, semana passada, representação do Ministério Público de Contas contra a Secretaria de Saúde do Pará e a SKN Brasil, Importação e Exportação de Eletrônicos, diante da contratação da empresa, com dispensa de licitação, para aquisição de bombas de infusão no pico na pandemia do novo coronavírus, equipamentos que, como todo mundo está careca de saber, não funcionaram, encheram alguns bolsos pela via da corrupção, provocando danos à população e ao Erário, e dores de cabeça ao governador Helder Barbalho, inclusive com operações da Polícia Federal e a prisão de auxiliares muito próximos. O relator é o conselheiro Luís Cunha.

Na mesma pisada, o TCE determinou a conversão da representação em Tomada de Contas Especial e determinou a citação dos principais envolvidos no escândalo, noves fora o governador do Estado, para apresentação de defesa em 15 dias, conforme segue: Alberto Beltrame, ex-secretário de Saúde; Peter Cassol, ex-secretário-adjunto de Gestão; SKN Brasil, contratada pelo governo do Pará; e André Felipe de Oliveira da Silva, Felipe Nabuco dos Santos, Márcia Velloso Nogueira e Eunice dos Santos Faro, todos ligados à empresa.

Pfizer anuncia descoberta
de pílula contra Covid-19

Gigante farmacêutica  americana, a Pfizer concluiu estudos para o lançamento de uma pílula profilática contra a Covid-19. Coincidência ou não, a nova “joia” do laboratório carrega pelo menos um mecanismo de ação semelhante à Ivermectina, antiparasitário usado em humanos por décadas que funciona como inibidor de protease contra o vírus e que os pesquisadores garantem “poderia ser a base biofísica por trás de sua eficiência antiviral.” Detalhe: a Pfizer descreve seu produto como “potente inibidor de protease”. E agora, falar em tratamento precoce ou preventivo continuará sendo sacrilégio?

Papo Reto

  • Esses grupos de Whatsapp são terríveis. Veja a conversa em um deles: alguém do grupo foi convidado para a festa do “Réveillon do Milênio” na mansão cinematográfica de um figurão da política paraense que atua nas sombras? Será no Farol Velho, em Salinópolis, com direito a lagosta, caviar e champanhe francês.
  • Aliás, alguém dentro ou fora de grupos saberia informar se a Semob irá levar a leilão os carrinhos de madeira usados por feirantes apreendidos em operação, ontem, no Centro de Belém?
  • O Pleno do TJ promoveu sessão solene, pontem, para se despedir da desembargadora Diracy Nunes Alves na sessão, que se aposenta após 43 anos na Magistratura.
  • A magistrada recebeu uma placa de homenagem e um buquê de flores como símbolos de gratidão, após a exibição de um vídeo com um resumo da sua trajetória.
  • A juíza Kédima Pacífico Lyra e o juiz Amílcar Roberto Bezerra Guimarães ascenderam ao desembargo, na mesma sessão, nas vagas abertas, respectivamente, da desembargadora Edinéa Oliveira Tavares e do desembargador Raimundo Holanda Reis.
  • Em ofício à presidente do TJ, desembargadora Célia Regina, a OAB argumenta que a permanência do serviço de digitalização durante o período de recesso forense é imprescindível à celeridade na prestação jurisdicional.
  • O número de transplantes de rim cresceu 66% em relação ao ano passado no Hospital Ofir Loyola. Em 2020, somente nove transplantes renais foram efetuados, contra 15 de janeiro até o último dia 06. Em 2018, foram realizados 30 transplantes e 27 em 2019.
  • A voadora Gol passou a fazer escalas entre o Pará e as regiões Centro Oeste, Nordeste e Sudeste. As duas primeiras rotas são sazonais, incluindo Santarém-Brasília.
  • A empresa também retomou os voos diretos entre Belém e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro deste a última segunda-feira.

Charge do dia