Relação de empresas que mantêm contratos com a Secretaria de Transporte é no mínimo duvidosa: técnicos nomeados pelo Estado retornam aos canteiros para medir e fiscalizar obras deixadas para trás por eles/Agência Pará.

O Diário Oficial do último dia 15 publicou a nomeação de três novos engenheiros pela Secretaria de Transporte do Estado, todos oriundos de empresas que mantêm contratos de obras e serviços com a própria Secretaria: Raimunda Alcilene Mendes dos Santos, Marcelo Augusto Silva Gouveia e Bruno Victor Ribeiro de Almeida. Raimunda Alcilene trabalhou como engenheira da Topmac, empresa do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, responsável pela construção do Aeroporto de Salinópolis; Marcelo Augusto integrava o quadro profissional da HB2, responsável por dois contratos com o Estado – a construção da Transuruará e da PA-370; e Bruno Victor é-ex-funcionário da Sytra e da Encibra. E fica combinado assim: esse três profissionais terão a árdua missão de “medir” obras nas quais trabalharam em nome da transparência da Secretaria de Transporte.

Aeroporto de Salinópolis
na berlinda, mas sem operar

Não é verdade que o governador Helder Barbalho pressionou a Anac para homologar o Aeroporto de Salinópolis. É verdade que Helder mantinha – e mantém – a expectativa de que o aeroporto entrasse em operação já neste final de ano, colocando a cereja no bolo da joia da coroa do turismo na região Atlântica do Pará. Fontes de Brasília garantem à coluna que a Agência “suporta bem” qualquer pressão, “ainda mais quando vem de adversário declarado do presidente da República”. Pode ser, mas, há um estranho porém: na portaria que homologa o aeroporto não consta o indicativo da pista e o item principal – as dimensões homologadas para operação; constam apenas as coordenadas geográficas.

Pool de empresas corrigiu
erros do projeto original

Não à toa, fontes da coluna apontam que o pool de empresas convocadas para remendar os erros de engenharia da Topmac – a empresa do prefeito de Tucuruí – reduziu as dimensões da pista do aeroporto de 1,8 mil metros para 1,5 mil metros, contrariando ordens do próprio governador, sem observar a largura do projeto, de 30 metros, o que, tecnicamente, impediria a operação de aeronaves, ainda que tenham mascarado com tinta preta a sinalização existente nas cabeceiras, implantando outra, com a pista menor.

“Passa outro dia”

Conforme a coluna havia antecipado, o governo do Estado não acionou a Topmac para reparar as trapalhadas na construção do Aeroporto de Salinópolis; ao contrário, e a título de economizar, convocou empresas que mantêm contratos com a Secretaria de Transporte para a obra. A “vaquinha”, como dizem na Secretaria, pode até ter dado um empurrãozinho na obra, mas o estrago está feito. As empresas convocadas serão remuneradas dentro dos contratos em curso, mas a Topmac continua na fila para receber o restante do contrato.

Papo Reto

Divulgação
  • Afinal, o secretário de Transporte do Estado, Adler Silveira (foto), tem conhecimento ou não da origem dos três engenheiros contratados para a Secretaria que dirige?
  • Aviso aos viajantes: a previsão do tempo da Secretaria de Meio Ambiente aponta uma virada de ano com forte instabilidade atmosférica nas regiões sudeste e sudoeste do Pará que, associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul, irá contribuir para a presença de nuvens de tempestade, tempo encoberto a nublado  com chuvas a qualquer momento.
  • Servidores do Centur que atuam no prédio da Gentil Bitencourt foram surpreendidos no final da manhã de ontem por um forte cheiro de queimado que tomou conta do quarto andar.
  • Apavorados, desceram em fuga pelas escadas. Mais tarde viri a informação de um princípio de incêndio na caixa de força do elevador, que vive dando problemas e chegou a despencar do térreo ao subsolo semana atrás.
  • Duas ambulâncias irão reforçar a estrutura de trabalho fiscalizador do Detran na missão de salvaguardar vidas de acidentados no trânsito.
  • Inicialmente será feito um projeto-piloto de uso desses veículos para atendimentos nas rodovias PA-391 (Belém-Mosqueiro), PA-124 e 444, em Salinópolis, e na rodovia Alça Viária.
  • O caos que tomou conta das contas públicas de Goiás motivou o presidente Bolsonaro a avalizar regime de recuperação fiscal do Estado, com prazo de nove anos. No ritmo que seguem os gastos por aqui…
  • A plataforma gov.br disponibiliza algo em torno de R$ 1,3 milhão para empréstimos a servidores públicos ativos ou aposentados.
  • Esse Natal entra para a história sinalizando o começo de uma nova era de descobertas inusitadas sobre o Universo, sobretudo a partir do lançamento do telescópio Weeb e outras ferramentas  em busca de exoplanetas localizados fora do nosso Sistema Solar.

Charge do dia