Com chances cada vez mais reduzidas para Jader Filho, ampliam-se as oportunidades para a ocupação de paraenses em cargos de menor escalão, como o senador Paulo Rocha, o reitor Emanuel Tourinho e o ex-deputado federal Zé Gerald/Fotos: Divulgação.

O ex-governador de Alagoas Renan Filho, filho do senador Renan Calheiros, e o deputado federal José Priante, primo do governador Helder Barbalho têm chances e devem ser confirmados ministros no novo governo Lula, assim como a senadora Simone Tebet, que concorreu à Presidência da República no primeiro turno. As pastas ainda estão embaralhadas e a disputa é grande entre o MDB e o União Brasil, mas, nos corredores de Brasília, as apostas colocaram a hipótese Jader Filho como azarão nesta corrida de alazões premiados, conforme a coluna antecipou

Márcio França (PSB) se conformou com o Ministério dos Portos, o que significa que os pessebistas paraenses podem voltar ao controle da Companhia Docas do Pará – CDP, que deu do bom e do ruim à família Andrade, mas levou o patriarca e parte da cúpula edmilsista à prisão.

Murmúrios de bastidor

O que se diz nos bastidores políticos é que, depois de viajar com a família para lugar incerto e não sabido, o governador Helder Barbalho disse ao presidente Lula que se não for possível nomear o irmão nº 1 para um ministério, não precisa nomear nenhum paraense. Conversa: Helder quer a vaga de Priante na Câmara para acomodar aliados que estão na suplência e as possibilidades apontam que conseguirá guindar pelo menos dois.

Não foi um enfrentamento com o presidente eleito, mas a compreensão do governador de que Lula tem compromissos que vão além das questões paroquiais. No caso do Pará, o governador, eleito com retumbantes 70% dos votos úteis, quer apenas manter o prestígio junto ao novo governo.

O resto é administrável. Quem pensar em eventual nomeação do deputado federal José Priante, primo, mas não necessariamente querido do governador, pode acreditar. Afinal, a engenharia política do governo Lula prevê contemplar o MDB não pelo esforço de Helder, mas dos votos herdados da candidata do partido, Simone Tebet, terceira colocada nas urnas, considerados decisivos para a eleição de Leilão ao terceiro mandato – e Simone já tem lugar garantido no governo, faltando apenas definir o ministério.

Se o coração falar

Na outra ponta, se o coração de Lula falar, quem sabe o senador Paulo Rocha ganha uma vaguinha para chamar de sua, não em um ministério, mas em órgão federal, como a Sudam. O caso do reitor da UFPA, professor Emanuel Tourinho, também é interessante. Dado nos limites dos muros da Universidade com possível ocupante da Pasta da Educação, Tourinho agora é tido, no mesmo espaço – que não é tão grande assim -, como, talvez, ocupante de cargo federal, como a Fadesp e o  Inpe.

Quanto ao PT no Pará, também depende do coração de Lula. O ex-deputado federal, um dos coordenadores da campanha presidencial Zé Geraldo tem chance, ainda que remota, de ficar com a Superintendência do Inca, mas em Marabá, não em Belém. Ou continuar colhendo as jabuticabas que plantou dez anos ou mais atrás… 

Papo Reto

Divulgação
  • Ana Paula Leal foi eleita na última quinta-feira para a diretoria de Gestão de Recursos e Portfólio de Produtos e Serviços do Basa. Ana Paula é funcionária de carreira.
  • Aliás, o Basa conquistou a certificação de Governança IG-Sest pela quinta vez consecutiva, alcançando a nota 9.99, o nível mais alto dentre as outras empresas federais avaliadas.
  • O presidente da Fiepa, José Conrado, ganhou duas eleições em 24 horas, as duas, verdade seja dita, dadas como favas contadas.
  • Elegeu seu sucessor na Federação, Alex Carvalho (foto) e se tornou presidente do Conselho Diretor do Sebrae Pará.
  • Pescadores acostumados ao lazer em São Caetano se Odivelas, estão reclamando de fato antigo. Alguns frequentadores  estão pescando com espinhal com até 500 metros, o que prejudica o lazer.
  • Com a castanha portuguesa acima dos R$ 100 o quilo, mesmo preço do bacalhau, frutas natalinas e amêndoas na mesma batida, convém incomodar carne de porco, R$ 22, e frutas regionais. Feliz Natal.
  • Pelo andar da carruagem, a futura primeira-dama, Janja da Silva não terá cargo no Planalto, mas não ficará alheia ao governo do marido.
  • Formada em sociologia e envolvida em movimentos sociais, Janja deverá assumir papel de combate à violência contra mulheres e dar mais atenção aos milhões de deficientes físicos e mentais do País.    
  • Quem vai viajar é bom ficar ligado: a partir desta segunda, pilotos e comissários de voo entram de greve por tempo indeterminado no País.
  • O movimento ocorrerá sempre das 6h às 8h, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, alterando a rotina de voos em todo Brasil.
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu a comercialização de 19 planos de saúde de seis operadoras por causa da montanha de reclamações relacionadas à cobertura assistencial.
  •  Banco Central revisa previsão de crescimento do PIB de 2,7% para 2,9%, neste ano.
  • A alta na projeção refletiu a “elevação na previsão para o setor de serviços, parcialmente compensada por recuo nas estimativas para agropecuária e indústria”, diz BC.
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada projeta inflação oficial em 4,9% para 2023. Os alimentos consumidos no domicílio devem ficar 5,2% mais caros, enquanto os outros produtos devem ter inflação de 3,3%.