Igeprev destrava torneiras
e publica dezenas de atos
de aposentadorias e pensões

Quinta-feira, 13 de maio de 2021

Pouco mais de uma semana depois que a coluna publicou informação segundo a qual o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado, Igeprev, não está mais aposentando ninguém por suposta falta de orçamento, o Diário Oficial do Estado saiu com edição recheada de mais de 60 páginas, na última segunda-feira, com a publicação de portarias de aposentadorias e pensões que se encontravam represadas desde o início do atual governo, ou mais que isso. Foi como um passe de mágica, senão um milagre.

Perdeu

Deve ser muito desconfortável para um governo que tentou esconder – mesmo depois de publicar no Diário Oficial -, mas investiu milhões em equipamentos de espionagem, como o do Pará, incluindo malas de interceptação e a geringonça conhecida como “Gavião”, saber que o delicadíssimo Sistema Integrado de Gestão Policial, ferramenta utilizada por agentes de segurança do Estado, foi hackeado e está inoperante desde a última terça-feira.

Lição nº 1

A “maleta espião” do governo do Pará só é capaz de interceptar ligações pelo WhatsApp ou Signal, mas ainda assim precisaria operar perto da Estação Repetidora Base que estiver captando o sinal do celular de quem liga ou recebe a ligação. É uma operação mais complexa. Na outra ponta, sabe-se que a Corregedoria da Polícia Militar do Pará também utiliza o “Guardião” – mas isso fica para a lição nº 2, a quem interessar possa.

Precisa-se de vaga

Procura-se trabalho para delegado da Polícia Civil devolvido pelo superintendente do Sistema Penal, Jarbas Vasconcelos. Sinélio Ferreira já foi assessor do diretor-geral da Polícia Civil, consultor jurídico, diretor de  recursos humanos e corregedor-geral, e fez parte daquele grupo de delegados que tirava plantões remunerados recebendo gratificações sem trabalhar. JV passou a ignorar o currículo do policial assim, vapt-vupt

Charuto cubano

Há alguma coisa no ar que não avião de carreira. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Murilo Monteiro, publicou nota denunciando que a frota de veículos que servia ao Conselho foi desativada por conta da falta de pagamento. A coluna já havia antecipado a treta, que agora chega ao imponderável, justamente no momento em que o prefeito Edmilson Rodrigues só tem olhos para Cuba, riscando do mapa a ilha da fantasia – ou seria o circo? – que criou para as crianças, tempos atrás.

Segue o andor

Ontem, a terceira reunião plenária do Comdac foi novamente adiada por falta de quórum dos representantes do governo Edmilson Rodrigues A reunião trataria de pautas de interesse do próprio Executivo como, por exemplo, aprovação do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo de Belém-2019, mas ninguém deu as caras – nem poderia, visto que, como está, não há plano em execução, muito menos para aprovação.

Eleição na Uepa

A comunidade acadêmica da Uepa volta às urnas hoje. O candidato eleito deverá assumir a Reitoria no dia 1 de junho.  Apesar de ser uma autarquia pequena em relação a uma Secretaria de Estado, a Uepa congrega 17 mil pessoas, entre professores, estudantes e técnicos. O reitor tem status de secretário de Estado, mas a reclamação geral é a seguinte: o reitor tem se colocado ao lado do governo do Estado, não da comunidade acadêmica.

Vai por elas

Outra coisa interessante: a Ufra teve três mulheres candidatas à Reitoria e elegeu sua primeira reitora. A UFPA nunca elegeu uma reitora. A Uepa tem, a cada oito anos, escolhido uma reitora: Isabel Amazonas, a primeira reitora; Marília Brasil, oito anos depois e agora, também oito anos depois de Marília Brasil, Ionara Terra tenta sua indicação.  As reitoras têm deixado legados interessantes nos últimos 30 anos na Uepa.

Passado condena?

A Associação de Advogados de São Paulo promove webinar gratuito, hoje, a partir das 19 horas, para discutir o “Direito ao esquecimento”, que vem a ser o direito de a pessoa não permitir que um fato ocorrido em determinado momento de sua vida seja exposto ao público, causando-lhe sofrimento ou transtornos. Interessante. Sabe-se de pessoas que tentam apagar o passado a qualquer custo, mesmo que sejam públicas. Detalhe: decisão recente do STF concluiu que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição.

Pão da vida

Desde ontem, até segunda-feira, o Comando Conjunto Norte, formando pelo Comando Militar do Norte, Comando do 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, faz a logística e segurança da distribuição de cestas básicas de alimentos e itens de higiene pessoal em municípios da Ilha do Marajó, em apoio à Operação Pão da Vida do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Mais de 280 estão envolvidos na operação

  • O supermercado El Shaday, que funciona na Praça Central de Marituba, Região da Grande Belém – e o Procon não conhece -, continua vendendo sacolas recicláveis com a logo do governo do Estado.
  • A operadora a Claro promete restabelecer 100% dos serviços de internet a partir desta quinta, quando conclui as operações decorrentes da compra da Net. Belém foi a capital mais afetada com as mudanças.
  • Sócios da AP andam preocupados com o material didático distribuído aos baixinhos que frequentam a Estação Criança. Seriam de gosto duvidoso e mais confundem do que ajudam as crianças.
  • O governo federal decidiu, depois de mais de 400 mil mortos na pandemia, criar a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.
  • A medida vem 460 dias após o governo declarar estado de emergência e ocorre ao mesmo tempo em que uma CPI no Senado analisa possíveis omissões do Executivo na condução do combate à doença.
  • A Fundação Santa Casa do Pará foi uma das cinco ganhadoras Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”, que distingue instituições que mais se destacaram pela qualidade dos serviços que promovem a Saúde da Mulher.
Divulgação
  • O hospital paraense foi indicado ao prêmio pelo deputado Cássio Andrade (foto).
  • Efeito pandemia: pesquisa do 99 Food aponta que a venda de marmitas tem representado mais de 20% dos pedidos mensais em Belém – 21,1% fevereiro e 22,4% em março.
  • As Subseções da Justiça Federal em Altamira, Marabá, Tucuruí e Redenção retomaram o atendimento presencial a partir dessa terça-feira, à base de 25% de servidores.
  • Também foram retomadas as perícias médicas e sociais nas dependências das subseções, bem como os prazos processuais dos feitos eventualmente trâmite por meio físico.
  • O Portal do Museu Paraense Emílio Goeldi já disponibilizou a nova edição do Boletim de Ciências Naturais, período janeiro-abril, com onze trabalhos produzidos por pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil.
  • Colaborador da coluna – que faz falta – entrou em quarentena por exigência das autoridades sanitárias. Vai para a Europa. Boa viagem, amigo, e volte breve.
  • P.S: não pensem que esse nosso amigo entrou no pacote turístico Covid-19 dos Estados Unidos. Não. Vai mais longe, por conta de compromissos familiares.  

Deixe o seu comentário