Além de Belém, Manaus, Porto Velho, Macapá e Rio Branco também ativaram a tecnologia. As demais cidades do Pará receberão serviço de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel/Fotos: Divulgação. 

A operadora Tim ativou a primeira rede 5G Standalone, ontem, em Belém, a partir da liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. O início da operação na capital já supera o número mínimo de estações exigido pelas normas do Leilão 5G.

A infraestrutura da Tim está pronta para disponibilizar a tecnologia em 23 bairros, o que corresponde à cobertura de 35,1% da população de Belém, dentre eles: Reduto, Cremação, Telégrafo, Fátima, Coqueiro, Campina, Jurunas, Batista Campos, Nazaré e Condor. Uma das antenas foi instalada na Estação das Docas, por conta das celebrações do Círio.

Serviço no interior

Desde o início de julho, a empresa vem ativando comercialmente o 5G em capitais brasileiras, seguindo o cronograma estabelecido pela Anatel. Brasília foi a primeira a receber o serviço. Ontem, além de Belém, Manaus, Porto Velho, Macapá e Rio Branco também ativaram a tecnologia, totalizando todas as 27 capitais brasileiras com o 5G Standalone. As demais cidades do Pará terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecio pela reguladora.