Decididamente e com propósitos não definidos claramente, o governador do Pará, Helder Barbalho, atira para todo lado no que aparentemente se prenuncia como “guerra total” na disputa da única vaga disponível ao Estado no Senado Federal nas eleições deste ano, com o encerramento do mandato do senador Paulo Rocha, do PT. “Usa” até flecha, isto é, o ex-senador Flexa Ribeiro que, até agora, ao que se sabe, continua nos quadros do PSBD, não exatamente alinhado com a “banda voou” do deputado Nilson Pinto, nem com o ex-governador Simão Jatene. Helder andou sondando o ex-senador nos últimos 30 dias para encher o saco de candidatos e acabou logrando êxito: Flexa cedeu aos seus encantos – embora, como os demais candidatos – Beto Faro, Manoel Pioneiro e possivelmente Úrsula Vidal – também não tenha a menor ideia do que virá à luz da estratégia do governador.
Fonte fidedigna do interior
A informação “oficial” da adesão do ex-senador Flexa Ribeiro à base aliada de Helder Barbalho veio de Dom Eliseu, município do nordeste do Estado, ontem, reduto do operador político do governador, Carlinhos Rivaldo, produtor rural e militante, através das redes sociais. Sob o título “A desmontagem de um partido chamado PSDB” Rivaldo, considerado “um sujeito gente boa” e amigo do ex-chefe da Casa Civil Parsifal Pontes, anunciou a visita de Helder a Itaituba para entregar veículos. “Na sua comitiva”, segundo a postagem, “a convite do próprio governador, nada mais, nada menos do que o pré- candidato ao Senado, o ex-senador Flexa Ribeiro, do agonizante PSDB, segundo consta já com o aval governamental e passaporte pronto para se filiar ao partido Podemos”.
Márcio Miranda “na barca”?
Na mesma postagem, Carlinhos Rivaldo segue desfiando seu conhecimento sobre a politica paraense: “Aliás”, escreve, “partido esse (Podemos) que o ex-governador Simão Jatene anunciou a conquista para a sua base eleitoral, mas que tudo não passou de potoca: Jatene segue firme, sem partido, sem grupo político e, para completar, sem direitos políticos, pois está condenado pela justiça e, consequentemente, inelegível por oito anos”. E mais, segundo o escriba: “Comenta-se nos bastidores políticos que o ex-deputado estadual Marcio Miranda, que foi adversário político do atual governador Helder Barbalho nas últimas eleições, também está de malas prontas para se juntar a Flexa Ribeiro no Podemos, sob o comando do deputado estadual Igor Normando”.
E Flexa escapou das vaias…
O produtor rural e militante do MDB do governador Helder Barbalho, Carlinhos Rivaldo, sabe das coisas, mas se esqueceu de dar sequência à postagem. que acabou rendendo muitas dores ao ex-senador Flexa Ribeiro. Se o fizesse, saberia que, em Belém, pronto para acompanhar o governador na visita a Itaituba, Flexa recebeu tanta pressão de amigos e correligionários que foi parar em uma casa de saúde, onde permaneceu em observação por um bom tempo. Foi o que um dos amigos do ex-senador e fonte da coluna chamou de “bombardeio de esculachos”. Mas, como se diz, há males que vêm para o bem: se tivesse acompanhado o governador, o novo pré-candidato Flexa Ribeiro certamente seria um dos personagens no palco em Itaituba, onde a população promoveu um festival de vaias ao governador chamando-o de “mentiroso”, “mentiroso”, “mentiroso”, conforme vídeos que circulam nas redes sociais desde ontem. Nem o prefeito da cidade, Walmir Climaco, escapou dos apupos, o que, em se tratando de Itaituba, remete à máxima segundo a qual “nem tudo que brilha é ouro”. Veja o no link do vídeo.