Ex-governador já ingressou com recurso na Justiça Eleitoral para se livrar da inelegibilidade e conversa com o PTB, agora dirigido no Pará pelo delegado federal Everaldo Eguchi, que promove evento amanhã, no Radisson Hotel, para discutir estratégias políticas e receber adesões, com a presença de Jatene/Divulgação.

Ao passo em que trabalha junto ao Tribunal Superior Eleitoral, através de seus advogados, para recuperar direitos políticos suspensos por oito anos, o ex-governador Simão Jatene se aproxima cada vez mais do PTB, agora sob o comando do delegado federal Everaldo Eguchi, no Pará. Jatene será um dos participantes do evento que o partido promoverá amanhã, no Hotel Radisson, em Belém, para traçar estratégias políticas e receber novos aliados. Não será amanhã, porém, que Jatene dará seu passo definitivo com vistas às eleições deste ano – sendo ou não candidato. Bem ao seu estilo – que, no mais das vezes, irrita os próprios aliados, como o ex-senador Flexa Ribeiro, novo integrante da base aliada do governador Helder Barbalho -, Jatene empurra o jogo para os 45’ finais.  

O PTB saiu das mãos do deputado Josué Bengtson 15 dias atrás, mais ou menos, depois de acordo costurado em Brasília entre o presidente do partido e o presidente Jair Bolsonaro. Com Bengtson no comando, o PTB se alinhava para apoiar a reeleição do governador Helder Barbalho. Não se tem informações, até agora, dos passos político de Everaldo Eguchi, candidato derrotado nas eleições municipais pelo atual prefeito Edmilson Rodrigues. A reunião de amanhã prevê botar luzes sobre alianças e definições, ainda que sem incluir o ex-governador Simão Jatene, cuja situação ainda é in definida no TSE.

Deputado se desgarra de
rebanho e trabalha para reeleger Helder

O que se diz é que o deputado estadual Raimundo Santos virou o homem do governador Helder Barbalho para assediar pré-candidatos evangélicos no Pará. O parlamentar tem ligado para vários pré-candidatos vinculados às igrejas na tentativa de levá-los para a base de apoio de Helder Barbalho, não raro oferecendo vaga a cargo eletivo pelo partido Republicanos. A se confirmar a informação – a coluna não obteve contato com o parlamentar -, os deputados Fábio Freitas, estadual, e Vavá Martins, federal, devem ter entrado de cabeça na onda de enfrentamento com a direção da Universal, descumprindo determinação emanada do bispo Edir Macedo.

Fontes da coluna asseguram que o próprio deputado Raimundo Santos tem declarado, em contatos com a comunidade evangélica, que virá candidato à reeleição e que a aliança do Republicanos com o governador Hélder Barbalho estaria mais firme do que nunca. Uma coisa é certa: vai ser no mínimo estranho candidatos evangélicos dividirem palanque com Hélder Barbalho ao mesmo tempo em que fazem juras de amor à reeleição de Bolsonaro.

Salve-se quem puder

Quem também está operando em favor do projeto político do governador Helder Barbalho no meio evangélico são os pastores Josué e Paulo Bengtson, pai e filho, ligados à Igreja Quadrangular. No fundo, tanto pastores da Igreja Universal, como da Igreja Quadrangular miram apenas e tão somente a reeleição dos deputados federais Paulo Bengtson e Vavá Martins. Na ponta do lápis, líderes das Igrejas e os próprios parlamentares sabem que Paulo e Vavá não conseguirão coeficiente para garantir a reeleição, mas, como o governador Helder Barbalho acenando com mundos e fundos, quem sabe…

Papo Reto

Divulgação
  • O helicóptero que a deputada federal Elcione Barbalho (foto) tem utilizado para fazer política por todo o Pará é o EC 145 Biturbina, comprado no governo Jatene com os recursos da Norte Energia, por conta da compensação da hidrelétrica.
  • Pelo acordo fechado à época entre o governo e a Norte Energia, a aeronave só poderia operar na região impactada pela hidrelétrica, que compreende uns dez municípios. Dona Elcione estaria sobrevoando a região do Xingu?
  • Seria cômica, não fosse trágica, essa historia da construção de um muro isolando a Embrapa, em Belém, de um condomínio residencial adjacente.
  • A obra foi retomada depois que a Justiça deu ganho de causa à Embrapa na querela. Para observadores da cena, os queixosos ocupantes do condomínio estão vivendo a Síndrome de Martha Rocha, isto é, perdendo por dois míseros centímetros.
  • A Alubar manteve o acordo de patrocínio com o Paysandu para a atual temporada. A empresa patrocina o clube desde 2017.
  • Cinco balsas flutuavam à deriva, ontem à noite, no Porto Bertoline, no chamado Farol da Barra, à Rodovia Arthur Bernardes, próximo ao Distrito de Icoaraci.
  • Órgãos da área de Segurança Pública, que teriam sido acionados por moradores da região, temiam que as embarcações colidissem com pontes ou colunas de sustentação, mas, felizmente, o problema foi contornado sem maiores consequências.
  • No dia 7 de março, o governador Helder Barbalho anunciará a universalização da oferta de vagas no ensino superior no Estado, através do Programa Forma Pará, de responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia, do professor Carlos Maneschy.
    Até o final deste ano será ofertado pelo menos um curso presencial de graduação em todos os municípios. Hoje, 80 cidades já são atendidas pelo programa.

Charge do dia