Ministros do governo Lula andam tropeçando nas próprias pernas. Hoje, pelo que se diz, o presidente terá uma conversa com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, envolvido em denúncias que vão de uso de aviões da Força Aérea Brasileira para frequentar leilões de cavalos, passa por suposta ocultação de patrimônio e ai ao uso de orçamento secreto para beneficiar uma propriedade da família. É pouco? Não.
Ao ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, se atribui a nomeação de Rafael Ferreira Porto para a Gerência Regional da Agência Nacional de Mineração – no Pará, bem entendido. O que se diz em Brasília é que Rafael é ligado ao deputado federal Joaquim Passarinho.
A nomeação gerou insatisfação generalizada de deputados da bancada federal paraense na base do governo Lula, que exigem a imediata revogação da portaria. Assim: ou o ministro será convidado a “exonerar” o agente regional, ou “convidado” a pedir a própria exoneração.
Movimento cadenciado
Reportagem da Folhapress publicada no dia 2 deste mês dá conta de que “os movimentos” do ministro “na busca de cargos para ex-membros do governo bolsonarista causam estranhamento e descontentamento entre integrantes e aliados do governo Lula”.
Segundo a reportagem, assinada por Alexa Salomão e Nicola Pamplona, também chama a atenção a proximidade com o ex-ministro de sua pasta durante o governo Bolsonaro, o almirante Bento Albuquerque, que prestigiou a posse de Silveira e já o visitou no ministério. Ele é apontado no setor como uma espécie de ‘conselheiro informal’ de Silveira.
Silveira é do PSD de Gilberto Kassab, secretário de governo de Tarcísio de Freitas, do Republicanos, em São Paulo, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que rasga elogios ao trabalho do ministro.
PT do Pará passa batido
A reportagem dá a noção do problema e mostra um certo desprestígio do PT paraense, que soube da nomeação pelo Diário Oficial da União. O cargo é cobiçado porque a Agência de Mineração é quem planeja o fomento da exploração mineral e dá aproveitamento aos recursos minerais; controla pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral, além de assegurar, direcionar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração.
Resumo: toda e qualquer licença de lavra passa pela Agência.
Papo Reto
- Dos 72 órgãos da administração direta e indireta no Pará, 60 são liderados por homens – 83,3% – e apenas 12 por mulheres -16,7%.
- O Pará é signatário da Agenda 2030 da ONU – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável -, conjunto de 17 itens no qual o de n°. 5 é a igualdade de gênero. Viva o Dia das Mulheres, pois…
- Amanhã, aposentados da Câmara de Belém farão “ato de repúdio”, uma vez que foram levados a se aposentar por diferentes decisões da Mesa, desde 2012, através de enganoso Plano de Aposentadoria Voluntária.
- Por esse plano, ao servidor da Câmara que aderiu foi prometido pagamento de ticket alimentação e vale gás até os 70 anos de idade. Era balela.
- Foi pouco noticiado, mas, ano passado, o Brasil registrou mais de mil mortes por complicações com a dengue.
- Desde a semana passada, não é mais preciso usar máscara no transporte público em São Paulo, embora os especialistas recomendem o uso em ambientes fechados e aglomerações.
- O Banco Central recebeu quase 11 milhões de consultas sobre o tal ‘dinheiro esquecido’. Em 26% dos casos, usuário têm direito a receber recursos. O sistema foi reaberto na última terça, e os saques ocorrerão a partir do dia 7 agora.
- Não existe mais impedimento para transações de compra com cartão de crédito, débito e pré-pago por meio do WhatsApp, pois o Banco Central liberou geral.
- O Brasil registrou produção recorde de petróleo e gás natural em janeiro.
- O PIB cresceu 2,9% em 2022, fechando o ano em R$ 9,9 trilhões.
- Segundo o IBGE, maior destaque na indústria foram atividades de eletricidade e gás, água, esgoto e de gestão de resíduos, com bandeiras tarifárias mais favoráveis no ano passado.
- Já o lucro da Petrobras, em 2022, foi de “apenas” R$ 188 bilhões, ou 77% superior ao de 2021, graças à alta dos preços do petróleo (Brent) no mercado internacional.
- Aliás, a companhia reduziu o preço do querosene de aviação em quase 14%. Se fosse ao contrário, seguramente os preços das passagens aéreas já teriam amanhecido majoradas…