No Marajó, policiais militares
ameaçam reagir a protestos
contra visita de Bolsonaro

Divulgação

Quinta-feira, 1 de julho de 2021

As ameaças de protesto contra a anunciada – e não confirmada – visita do presidente Jair Bolsonaro (foto) a Soure, no Marajó, neste sábado, elevou a temperatura e mexeu com os humores de policiais militares baseados na cidade. A constatação vem a partir de manifestações que circulam nas redes sociais desde a última segunda-feira, mas o que chama a atenção mesmo é o suposto posicionamento de militares, com advertências de que irão reagir ao que consideram “afronta” ao presidente da República. Veja o que dizem:

Gás de pimenta

“Bolsonaro no Marajó Oriental e alguns frustrados articulando anarquia no dia do evento. Desejo aos cidadãos de bem que não permitam tal afronta. Pois o GTO do 8º. BPM Soure está preparado para conter a sua frustração de maneira enérgica, se for necessário. Ou seja, é melhor ficar em casa se contorcendo de raiva do que passar vergonha – ou quem sabe – saborear um gás de pimenta na cara se fizer tolice” (sic).

Ed voltou

Literalmente, o vereador Mauro Freitas, ex-presidente da Câmara, desancou em cima do que ele chama de Ed, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que, nesta temporada à frente do Executivo, não quer prestar contas de nada e muito menos permite ser investigado (veja o vídeo). Mais que isso, o que o prefeito Edmilson Rodrigues diz hoje não é necessariamente o que fará amanhã – como no caso da “valorização dos servidores”, citada na coluna, e que virou letra morta na Câmara em menos de 72 horas.

.

Não tem papo

Ontem, na tipoia do vereador Fernando Carneiro, do Psol, Edmilson Rodrigues acionou seu rolo compressor na Câmara e conseguiu rejeitar, por maioria de votos, a proposta de reajuste salarial para os trabalhadores do município, os mesmos que, três dias atrás, receberam promessas de “valorização”. O que ninguém entendeu, mas entrou “na gira”, foi o pedido de autorização do Executivo para contratar empréstimo sem dar a menor explicação aos nobres vereadores sobre valores e finalidades.

O trem passou

Sinceramente, estão levando o Ministério Público do Pará “no pagode”. Sem ter sido nem ouvido, nem cheirado nesse caso da prorrogação das operações do Aterro Sanitário de Marituba até o dia 30 de setembro, o MP promete recorrer, mas – perguntar não ofende -, isso está certo ou está errado? Estão atropelando o fiscal da lei? Ou o fiscal da lei só toma conhecimento do assalto depois da casa ser arrombada? Isso não é nada republicano…

Siga o apito

O que se diz – depois da decisão tomada no andar de cima – é que o MP irá avaliar os termos da decisão e, caso não estejam garantidas as medidas ambientais necessárias, poderá entrar com recurso, uma vez que entende que uma nova prorrogação deve salvaguardar questões como a garantia de licenciamento corretivo da própria Secretaria de Meio ambiente do Estado e blablablablablabá…

Reclame aqui

A Prefeitura de Belém garante que não procede a informação de suspensão de emissão de certidões pela Secretaria de Finanças. O site encontra-se disponível para que o contribuinte faça seu pedido. Qualquer dificuldade, que pode ocorrer de forma isolada e precisa ser analisada, o usuário pode entrar em contato pelos telefones da Secretaria. Em tempo: não é exatamente o que dizem os contribuintes. Queixas, aqui.

Promessa vã

Moradores da localidade Bradesco, em Conceição do Araguaia, querem a “caveira” do prefeito Jair Martins, do MDB, que, ano passado assinou ordem de serviço prometendo abastecimento de água “dentro de poucos dias”, e nada. Em audiência na Câmara, o secretário de Infraestrutura, Genebaldo Queiroz, culpou a Funasa que, por sua vez, alega que a prefeitura não apresentou a documentação necessária ao convênio.

Não cola, não rola

Fazer a população brasileira eleger seus candidatos através de voto impresso, como deseja parte dos partidos políticos e o presidente Bolsonaro, não terá  apoio da maioria. Em dezenas de anos, jamais houve uma denuncia contendente contra as urnas eletrônicas, enquanto as cédulas de papel eram emprenhadas aos milhares nas velhas urnas de lona. 

  • Tudo cuidado é pouco quando se trata de deixar seu carro nas ruas do centro de Belém. As lojas especializadas em instalação de vidros são o termômetro das ocorrências de furtos de veículos na capital paraense, tida e havida pelo governo do Pará como “segura”.
  • Não há estatística fechada, até porque muitos proprietários nem registram os arrombamentos no site da Delegacia Virtual, o que tem dificultado o trabalho da Polícia Militar, mas falta vidro para reposição na Grande Belém.
Divulgação
  • A PM promete reforçar as rondas agora em julho, inclusive com veículos descaracterizados, segundo o comandante Dilson Júnior (foto), mas, pelo sim, pelo não, convém tomar cuidado.
  • A AP concedeu título de benemérito para o ex-diretor Financeiro João Bosco Varela Carneiro, que vem a ser cunhado do atual presidente da assembleia geral Afonso Lobato.
  • João Bosco é o mesmo que ocupava a diretoria do clube por ocasião do sumiço de R$ 3 milhões em negócios envolvendo cartões de crédito não esclarecidos até hoje.
  • O goleiro Vinícius – perdão, o vereador Vinícius – foi jocosamente lembrado ontem, na Câmara de Belém, não pela derrota do clube que defende, o Remo, mas… Deixa prá lá.
  • Donos de hospitais com mandato político ou não em Ananindeua se destacam no cenário político paraense. O TCM não tem pernas para vasculhar contratos e aquisições, mas a roda gira.
  • Há político sem mandato que sonha voltar à tribuna e político com mandado que nem dorme direito por não poder contar a fortuna – nesse caso, puro pesadelo.
  • Outros há que apenas fazem marola, pois não vão a lugar nenhum, amarrados que estão acordos espúrios. E o povinho, coitado, recebendo uma receita aqui, uns óculos ali…