A edição extra do Diário Oficial do Estado de ontem é um primor de bondade, mas, sobretudo, uma ode à família e aos amigos do governador Helder Barbalho. O Decreto de 31 de março deste ano concede a Medalha do Mérito Governador Lauro Sodré a personalidades pelos “serviços extraordinários, de comprovada dedicação e zelo ao Estado do Pará e suas instituições”, especialmente à Governadoria do Estado, a começar pela primeira dama, a médica Daniela Barbalho, seguindo-se o senador Jader Barbalho, a deputada federal Elcione Barbalho – pais do governador – e ao primo deputado federal José Priante.
Em meio ao festival de agraciados, a maioria integrantes do staff do governador, aparecem, aqui e ali, personalidades como o Procurador de Justiça do Estado, Cezar Mattar e a presidente do TCE, conselheira Lourdes Lima, além de policiais federais cedidos ao governo e um batalhão inteiro de oficiais da Polícia Militar, sem falar no comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santos, coronel Douglas Caus.
Verdade que o irmão nº 1 do governador, Jader Filho, que comanda o grupo de comunicação da família e negócios em outros segmentos, não aparece no grupo classe 1 de agraciados, mas está lá – talvez porque faça o tipo que não gosta de aparecer. Presidente do MDB que Helder manobra com grande maestria, o irmão se encaixa legal na lista de “serviços extraordinários”. Enfim, pelo tamanho das homenagens, não se pode dizer que Helder é um ingrato; muito pelo contrário: sua generosidade não cabe nem no DOE.