Guardadas as devidas proporções na comparação com o clássico dirigido pelo cineasta Roberto Benigni, ‘a vida’ (também) ‘é bela’ para um grupo de servidores cedidos pelo Hospital Santo Antônio Maria Zacaria para a Secretaria de Saúde dirigida pela vice-prefeito de Bragança, Mário Júnior, amigo pessoal da administradora dos bens da Diocese de Bragança, irmã Estelina Oliveira. Ou, em outra leitura, para esse grupo, para o secretário e para a religiosa, Roma é logo ali…
À distância da crise
Explica-se: em meio à crise que envolve a diocese desde praticamente o início deste ano, e mesmo com a inusitada intervenção do Papa Francisco, ao nomear mais um bispo – o terceiro – em tempo recorde de apenas 15 dias, em resposta aos resmungos, aborrecimentos e denúncias da população católica, através das redes sociais da região e até da emissora de rádio da própria Igreja, contra supostos desmandos na direção da diocese, alguém houve por bem autorizar a viagem não de apenas uma pessoa, mas de um grupo a Roma, não se sabe o porquê.
As imagens debocham
O grupo, que aparentemente não se contenta em visitar mas teima em dizer e a exibir aos quatro ventos que visita Roma, é visto em imagens nas redes sociais de Bragança como a debochar do que deixou para trás – os recorrentes problemas na gestão da diocese e do hospital, a inação do bispo nomeado em abril para supostamente retomar as rédeas da diocese e conter a insatisfação que aflige os corações dos fiéis.
Nas imagens, integrantes do grupo em visita a pontos turísticos de Roma, acompanhados pelo assessor do Secretário de Saúde, ex-diretor do hospital e vice-prefeito Mário Júnior, Fernando Ribeiro, que conduziu o grupo em badalada ‘esticada’ até Paris, a “Cidade Luz” da Europa.
Vaticano convoca bispo
Em tempo: quem também se encontra em Roma, segundo se comenta em Bragança e região, é o bispo Dom Possidônio da Mata. Teria sido chamado às pressas pelo Vaticano. Possidônio foi nomeado pelo Papa Francisco e assumiu o cargo em abril, supostamente para resolver os problemas de gestão da Diocese de Bragança, levados ao conhecimento do Santo Padre através da Nunciatura Apostólica.
A invasão Tridentina
Desde que assumiu o posto, tornando-se o terceiro bispo da diocese, fato por si só inédito no Brasil, ante a impossibilidade física imposta por questões de saúde aos outros dois prelados, Possidônio não disse a que veio, para usar a expressão comum. Não moveu uma palha sequer para resolver os problemas de gestão atribuídos à irmã Estelina Oliveira, e, talvez por não acreditar no imponderável, permite que fiéis da Igreja Católica abracem uma congregação que se estabeleceu e prospera a olhos vistos chamada Tridentina. A pedido, os tridentinos foram chegando e chegando e acabaram dizendo ao povo católico que ‘fico”, mas Possidônio, o terceiro bispo, não acredita; nem sob vara.
O Papa Francisco sabe que a Diocese de Cametá está vaga.
Papo Reto
- Jogo bruto: a Torre vem disparando comandos em todas as direções com ordens de ‘votação prioritária’ em Beto Faro e ‘qualquer um’ como segunda opção’, noves fora Manoel Pioneiro (foto).
- A Capes anunciou ontem os resultados de sua avaliação quadrienal em que o PDTU do Naea, auferiu a nota máxima. O único programa da UFPA e o primeiro da Amazônia a conseguir nota 7.
- Neste ano, o Naea comemora 50 anos, tempo em que formou 294 doutores e 485 mestres, para quem ‘o problema da Amazônia e do Pará não é falta de conhecimento, mas de vontade política.
- A possibilidade real de renúncia coletiva por parte de um grande grupo de candidatos a deputado estadual e federal prejudicados pela política de distribuição da verba partidária acabou virando tormento para as cúpulas do PSC e PL.
- O número de adesões ao movimento encorpou nas últimas horas, proporcional aos assédios individuais, através do que tais candidatos desapadrinhados chamam de “tentativas de cala-boca”.
- A candidata a federal, Renilce Nicodemos e a estadual Chicão Melo, ambos do MDB, fizeram política no fim de semana em Bragança e lançaram a ex-deputada Simone Morgado candidata à prefeita da cidade em 2024. Alguém duvida de autorização da cúpula do MDB?
- Nesta manhã, o sistema de refrigeração do Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto amanheceu ‘pifado’.
- Por isso que o turista reclama: não há retorno de Soure nos novos barcos aos domingos à tarde. Nos tempos do ‘Presidente Vargas’ tinha.
- Nova lei flexibiliza perícias médicas do INSS: governo diz que objetivo da Medida Provisória é reduzir prazo de espera do agendamento do Serviço de Perícia Médica Federal, que leva em média 60 dias e tem 738 mil pedidos pendentes.