Divulgação

Hidrelétricas na Amazônia
podem emitir mais gases que
usinas a carvão, óleo e gás

Quarta-feira, 30 de junho de 2021

Decididamente, não tudo é o que parece ser. Estudo publicado na revista britânica “Environmental Research Letters” aponta o que “orgulho” brasileiro pela construção de usinas hidrelétricas como principal matriz energética de fontes limpas e de baixo impacto ao meio ambiente está caindo por terra. Segundo o estudo, do qual participaram cientistas brasileiros, os 18 novos reservatórios previstos para a Amazônia poderão emitir, em 100 anos, até 21 milhões toneladas de metano e 310 milhões de dióxido de carbono.

Cenário otimista

Metano e dióxido de carbono, como se sabe, são dois dos principais gases de efeito estufa, responsável pelo aquecimento do planeta. Como o metano é 32 vezes mais potente no efeito estufa que o gás carbônico, o montante de emissões pode chegar a até 982 milhões de toneladas de “gás carbônico equivalente” ou, em cenário mais otimista, o valor é de 369 milhões de toneladas. A próxima edição da revista trará resenha sobre o artigo assinada por um dos principais pesquisadores sobre Amazônia Philip Fearnside (detalhe na foto acima). 

Matéria orgânica

Ao se construir uma usina, é obrigatória a retirada da vegetação da área a ser inundada, mas a decomposição da matéria orgânica que sobra do corte das árvores e do carbono presente no solo ocasiona a formação de gás carbônico e metano.  Segundo o estudo, seis das 18 hidrelétricas analisadas apresentaram número significante de simulações que apontam emissões comparáveis a usinas termelétricas, inclusive a Usina Marabá, no Pará.

Sem carreira

Ao passo em que levou aos nobres deputados estaduais a necessidade de abrir concurso público para contratação de promotores públicos e servidores, além de pedir arrego para recompor a estrutura física do MP, o PGJ Cesar Mattar se esqueceu de dizer o motivo pelo qual, até hoje, não existe sequer um plano da carreira para o cargo de Analista da instituição. Os analistas se queixam – e muito – de que ingressam no órgão por concurso público, mas ficam sem qualquer perspectiva de crescimento funcional.

Quem é quem

Fontes dessa área profissional do MP vão mais longe, ao dizer que a maior preocupação da Procuradoria-Geral envolve apenas os promotores e procuradores de Justiça, “como se os demais ocupantes de cargos não fossem importantes” – isso, sem falar que, em muitas situações, quem faz o trabalho do promotor é o Analista. Com a palavra, o PGJ.

Virou farra

Aterrissou no Tribunal de Contas dos Municípios escandalosa denúncia de nepotismo, direto e cruzado, envolvendo parentes do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, além de parentes de vereadores e do vice-prefeito, que estariam na folha de pagamento da prefeitura. A representação, oferecida pelo vereador Lucas Brito, dá nome aos bois e aponta o DNA de todos os beneficiados que ocupam cargos na prefeitura.

Pai para filho

Como desgraça só quer começo, outra denúncia, não menos grave, aponta que Leonardo Sávio da Silva Creão, além de funcionário da prefeitura e filho de uma secretária municipal vem a ser, quebra, proprietário da empresa Mult-Imagem, beneficiada com um contrato, por meio de dispensa de licitação, para prestação de serviços de ultrassonografia à Maternidade Municipal de Tucuruí.

Fogo cruzado

Vídeo em que ao ex-deputado federal Vladimir Costa fala cobras e lagartos do governador Helder Barbalho e do pastor da Assembleia de Deus, Samuel Câmara, correu as redes sociais, dia desses, bem ao estilo do autor. No entanto, um detalhe chamou a atenção: Vladimir Costa gravou o vídeo usando um boné com a logomarca da Prefeitura de Tucuruí, que tem no prefeito Alexandre Siqueira grande aliado do governador. O recado de Wlad é claro: no lago, não é só o Barbalho que apita; os adversários também regem a orquestra. Na briga do rochedo contra o mar, sobrou para o caranguejo, no caso, o prefeito.  

Abrace o Marajó

O Palácio do Planalto ainda não confirmou a presença do presidente Jair Bolsonaro em Soure, Marajó, no próximo dia 3. A ministra Damares Alves, porém, chega nesta quinta para anunciar ações e investimentos em áreas, como Área de Livre Comércio, ampliação da energia elétrica, internet, aeroportos, turismo e produção e rural. Bolsonaro viria com comitiva de representantes de onze ministérios, Sudam, BNDES, Caixa Econômica e outros.

Prêmio Nobel

E então? O médico Vladimir Zelenko foi incluído em um grupo de cientistas indicados ao Prêmio Nobel da Paz por seu papel no tratamento da pandemia do coronavírus. Ele alcançou destaque mundial no tratamento de pacientes com Covid-19 com hidroxicloroquina e zinco, descobrindo que a mortalidade caiu oito vezes com o uso dessas duas substâncias. Segundo ele, o tratamento com hidroxicloroquina e zinco nos primeiros cinco dias reduz as taxas de mortalidade em 85%. A coluna está aberta a opiniões.

  • O Instituto Social e Ambiental da Amazônia, que administra o Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, faz o imponderável, mas revela seu jogo: abre concurso público depois de demitir mais de 150 servidores a menos de 15 dias.
  • A parte correspondente ao jogo é a seguinte, segundo fontes da OS: contratar novos servidores que, além da inexperiência – ou por conta disso -, receberão baixos salários. Vidas não importam.
  • A Secretaria de Planejamento do Estado divulga hoje o edital do concurso público que prevê o preenchimento de 1.646 vagas para o cargo de policial penal, com provas em Altamira, Belém, Castanhal, Marabá, Santarém e Itaituba.
Divulgação
  • Associados da Assembleia Paraense está por aqui. A diretoria convocou assembleia geral para indicar dois novos beneméritos e aprovar as contas da administração apenas 24 horas antes da reunião e somente para alguns sócios. O caso deve parar na Justiça.
  • Promessa do prefeito Edmilson Rodrigues (foto) ao enviar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias à Câmara: “valorizar os servidores e sua dignidade, bem como a recuperação do seu poder de compra”.
  • O Sistema Hapvida passou a oferecer o serviço Contrate Online, plataforma que o cliente pode acessar para contratar o plano de saúde.
  • Hoje, o Contrate Online está disponível em todas as principais cidades do Norte e do Nordeste, bem como Joinville e Goiânia, regiões onde o grupo entrou mais recentemente.

Deixe o seu comentário