Parcerias com prefeituras para treinamento de pessoal permitiu a antecipação das metas previstas pelo plano de atingir 36 municípios do Estado/Agência Pará

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado dá por cumprida, com mais de ano de antecedência, a meta do Plano Estadual Amazônia Agora de habilitar 36 municípios para análise e validação do Cadastro Ambiental Rural. Esse é o primeiro objetivo estabelecido pelo plano lançado em 2020. A meta foi tingida na última sexta. A meta de habilitar 36 municípios para análise e validação do Cadastro havia sido estipulada para janeiro de 2023. Segundo a Secretaria, a celeridade no processo de habilitação de servidores municipais de meio ambiente resulta do aprofundamento da parceria entre Estado e municípios em busca da regularização fundiária.

Líderes mundiais tiram uma soneca em Plena COP 26, em Glasgow, na Escócia.

Glasgow, Escócia: a foto, a  
“política verde” e o fogo fátuo

O governador Helder Barbalho vai acordar um por esses dorminhocos para lhes pedir dinheiro para sua “política verde”, ainda que sua alegre comitiva em Glasgow, Escócia, esteja dando tiro no pé de sua excelência. A deputada Marinor Brito, por exemplo, só revelou seu real interesse na viagem ao se juntar a organizações sociais para “detonar” o projeto pelo qual o governo do Estado pretende dar à Secretaria de Meio Ambiente plenos poderes para atestar a viabilidade socioambiental dos projetos acumulando as funções de planejamento e monitoramento, criar dotação orçamentária, definir as atividades prioritárias e ainda por cima aprovar seus respectivos estudos de impacto.