Depois de embolsar, em processo nebuloso, R$ 330 mil – a título de “consultoria” para elaboração do Plano Estadual de Aquicultura – e ficar quase três anos em silêncio sepulcral, o engenheiro e consultor Felipe Matias, radicado no Ceará, promete dar o ar da graça em Belém. É que a Secretaria de Aquicultura e Pesca, a Sedap, que, no atual governo, promove verdadeiro apagão na pesca, pagará as despesas do engenheiro “para agenda junto ao governador”. Assessor de Helder desde os tempos de Ministério da Pesca, Matias deve participar de reuniões junto a secretários de Estado e de visita à Sedap. Será que, desta vez, Matias apresentará o relatório da consultoria pela qual já recebeu?
Conteúdo relacionado
Secretaria de Pesca do Pará contrata dois por um serviço, mas recebe nenhum
Professores reagem à escola
militar no “Justo Chermont”
Tudo indica que a tradicional Escola Estadual Justo Chermont, do bairro da Pedreira, irá se transformar em escola cívico-militar no próximo ano. Pelo menos esses são os rumores que chegaram à instituição, mas o corpo docente não está gostando nada dessa novidade. Enquanto isso, o prédio da Escola Maroja Neto permanece interditado pelo MP e Corpo de Bombeiros por causa das instalações precárias e ameaça de desabamento. Como até agora a Seduc não resolveu a questão do aluguel de novo prédio, a escola segue funcionando precariamente na “Rodrigues Pinagé”, revezando aulas presenciais com aulas remotas.
Aliás
Por razões que a coluna desconhece, acabou não acontecendo ontem, na Câmara de Belém, conforme requerimento aprovado na reunião itinerante, em Icoaraci, segunda, a discussão sobre o futuro da Escola Liceu de Artes e Ofício Mestre Raimundo Cardoso, no Paracuri, pronta e adequada para funcionar como escola cívico-militar, decisão misteriosamente protelada pela administração Edmilson Rodrigues. A comunidade já acionou o MP e aguarda reunião no próximo dia 9 com a promotora de Justiça Cíntia Bibas Maradei, titular da 5ª Promotoria de Justiça Cível, de Defesa Comunitária e Cidadania, para tentar equacionar a situação. Dizem que a esquerda governista abomina o projeto militar.
Conteúdo relacionado
Comunidade do Paracuri, em Icoaraci, vai à sessão da Câmara cobrar da prefeitura escola cívico-militar
Papo Reto
- O ex-prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro está o que se poderia chamar de “mais candidato do que nunca” ao Senado. Só falta o governador Helder Barbalho, o pai dele, Jader e a mãe, Elcione Barbalho baterem o martelo.
- A Prefeitura de Belém cancelou as festas de fim de ano e o carnaval de 2020, mas, nesse caso, só o que estava programado para as ruas. Nos clubes, como Assembleia Paraense, a agenda está mantida.
- O embate entre Remo e Paysandu pela Copa Verde, ontem, mostrou exatamente o que são os times paraenses, o que caiu para a Série C e o que não subiu para a Série B.
- Pedido de abertura de inquérito da Polícia Federal para apurar desvios de verbas por meio de emendas de relator mira 30 deputados. A apuração inicial se baseia em relatório da Controladoria-Geral da União sobre compra de tratores.
- A senadora Eliziane Gama, nordestina e relatora da sabatina de André Mendonça no Senado, foi sugerida ao ex-juiz Sérgio Moro como possível vice em sua chapa ao Planalto. A última pesquisa Atlas mostrou Moro na terceira posição para 2022, com 13,7% dos votos.
- Deu a louca: o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin pode abraçar o projeto eleitoral de Lula com a decisão de sair do PSDB até o fim a próxima semana.
- Alunos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, o Ciaba, terão a oportunidade de conhecer como é feito o embarque e transporte de bauxita no Pará.
- A MRN é uma das apoiadoras do workshop “Transporte Marítimo de Bauxita”, promovido ontem pela Associação Brasileira do Alumínio.