Com índices de violência maiores que os registrados de Belém, comunitários veem na instalação da escola um porto seguro para as crianças, mas o que se diz é que a Secretaria de Educação estaria prestes a desistir do projeto/Foto: Coluna Olavo Dutra.

Aproveitando a sessão itinerante da Câmara de Belém, que acontece na escola Liceu de Artes e Ofícios “Mestre Cardoso”, no Paracuri, Distrito de Icoaraci, pais e lideranças comunitárias do bairro foram exigir que a direção da escola  esclareça de uma vez por todas detalhes da possível implantação da escola cívico-militar, em 2022, que, segundo boatos, estaria fadada a não sair do papel por puro descaso da Secretaria de Educação de Belém, apesar de mais de ano de preparativos e investimentos no projeto.

A iniciativa da comunidade em recorrer aos vereadores em busca de informações conclusivas vem do fato de terem esgotado toda paciência com a Semec, que continuaria silente e, pelo visto, propensa a cancelar a iniciativa, que teria  participação logística-organizacional da Marinha do Brasil, ficando com a Prefeitura de Belém o viés pedagógico.

Crescimento do tráfico
e violência incessante

Segundo a mãe M.C.S., a região do Paracuri tem índices de violência acima da média da capital, sofre com o crescimento vertiginoso do tráfico e a escola militar passou a ser “a gota de esperança para o futuro das nossas crianças” – disse – “daí a enorme corrida para a fila a fim de conseguir uma vaga. Por isso não é justo que esse prefeito sonhe em nos tirar esse direito”. Veja o vídeo:

Prefeito manda apurar
denúncia de assédio moral

O prefeito do Acará, Pedrinho da Balsa, do MDB, esclarece que determinou à Secretaria Municipal de Educação investigar  a conduta do diretor da Escola Nova Aliança, acusado de perseguir e assediar as servidoras do estabelecimento. Caso sejam confirmadas as acusações, o professor Johnny Kleber será afastado do cargo. Conforme a coluna antecipou, a prática de assédio moral vem afetando professoras e coordenadoras da escola, inclusive psicologicamente, principalmente pela sensação de que perderão o emprego a qualquer momento, dependendo do humor do diretor.

Variante da Covid-19
acende o sinal de alerta

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre a variante da  Covid-19 identificada na África do Sul. Com 32 mutações na proteína spyke, a nova cepa do coronavírus derrama dúvidas sobre a eficácia das vacinas desenvolvidas com base nela. Todos os órgãos de vigilância mundial entraram em alerta máximo, a ponto de o governo do Pará anunciar decreto pelo qual irá criar o “passaporte da vacina”, cujo uso será obrigatório nos estabelecimentos públicos Pergunta que não quer calar em Belém: e o carnaval ainda será mantido?

Papo Reto

  • A administração de Marituba, da prefeita Patrícia Mendes Bate e Arrebenta, está oferecendo curso de “Observador de pássaros”, seja lá o que isso quer dizer.
  • Na verdade, trata-se de uma das coisas mal explicadas da prefeitura: é um curso de capacitação da Setur, através da prefeitura, para pessoas que ocupam áreas de preservação.  
  • Da forma como está colocada nas redes sociais da prefeitura, a oferta parece piada.
  • O governo federal começou a cobrar a devolução “amigável” do auxílio emergencial de 625 mil “sabidinhos” que embolsaram o benefício sem ter direito. Até um ex-candidato a prefeito de Belém está na linha de tiro.
  • Já está aberto o prazo para quem não pôde comparecer aos locais de exame do Enem pedir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” a reaplicação da prova. Segundo o Inep, os resultados do Enem sairão no dia 11 de fevereiro.
  • Mais um: o STJ mandou soltar Fábio Dias dos Santos, o “Gordão do PCC”, comparsa de André do Rap, considerado um dos principais chefes da facção criminosa do País.
  • Comitê Científico recomenda que réveillon no Rio de Janeiro seja mantido. Autoridades de saúde municipais garantem que a ampla vacinação “no estado” garantirá a segurança dos foliões.
  • Embora o Rio de Janeiro ignore, a Organização Mundial da Saúde alerta para novos surtos de Covid-19 no mundo, pela sua nova variante Ômicron.
  • Nos EUA, no entanto, Joe Biden descarta qualquer possibilidade de novo lockdown no país, contrariando aliados da esquerda.

Charge do dia