A população de Bujaru, município da região nordeste do Estado, está indignada com decisão da direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Isolina Reis Silva de ‘castigar’ radicalmente dois alunos que aparecem em vídeo nas redes sociais criticando, jocosamente, a merenda escolar servida na escola: ‘papa’ de trigo que endurece no prato antes mesmo de ser consumida. No vídeo, os alunos mostram o que seria um mingau que, de tão duro, sequer cai do prato quando virado para baixo. O insólito castigo – quando quem deveria ser punido seria a direção da escola -, além de impedir os meninos de frequentar aulas, alijou-os dos jogos esportivos em curso no estabelecimento.
Silêncio do prefeito
Ao menos parte da população da cidade não vê motivos para a rigorosa punição a ponto de excluir os alunos do convívio escolar. Pior ainda é que o castigo teve o aval da secretária de Educação do município, Mila Cecília, do diretor da escola, Alison Oliveira e, mesmo alertado, foi totalmente ignorada pelo prefeito Miguel Bernardo da Costa Jr, do MDB.
MP já foi acionado
O Ministério Público de Bujaru já foi alertado sobre o episódio, que repercutiu por toda região por meio das redes sociais. Uma emissora rede de TV nacional mostrou interesse em repercutir o episódio e já entrou em contato com os pais das vítimas da direção da escola.
Papo Reto
- O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (foto) admite, pela primeira vez, que não paga o piso do magistério, portanto, deixa de cumprir a lei que ampara a categoria dos professores.
- A Pró-Saúde informa que não recebeu, até agora, da Secretaria de Saúde do Estado, o repasse do custeio mensal vencido no último dia 15 relativo à gestão de quatro hospitais públicos.
- Segundo a OS, a Secretaria já foi acionada sobre o atraso, que pode comprometer o pagamento da primeira parcela do 13º salário e benefícios trabalhistas, além de garantir o estoque de insumos necessários para o atendimento aos pacientes. A Sespa diz que os compromissos estão em dia.
- Parte da população de Ananindeua recorreu ao velho e bom radinho de pilha para acompanhar o jogo entre Brasil e Camarões, na última sexta. Além do aguaceiro e da falta de energia, o Brasil perdeu.
- Turma de Agronomia de 1974 festeja 48 anos de formatura com passeio neste final de semana a Soure.
- Em Belém, ônibus e motos não respeitam sinalização de velocidade no centro cidade – e ninguém fiscaliza.
- O semáforo em frente ao Edifício Manuel Pinto, confluência da avenida Nazaré com Assis de Vasconcelos, deixa idosos e deficientes em polvorosa. Nunca dá nem tempo de atravessar a rua.
- Na cidade de Tucumã, sudeste do Pará, artefatos resgatados pelo trabalho da Inside Consutoria evidenciam a presença de povos de origem tupi-guarani na província de Carajás.
- No projeto minerário conhecido como Boa Esperança foram encontradas, dentre outras peças, inaladores, pratos e vasilhas. Inclusive, a Inside inicia, sob o acompanhamento do Iphan, o recadastramento de sítios arqueológicos no Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas e Ceará.
- No Amazonas, um dos recadastramentos está sendo feito na área metropolitana de Manaus, no município de Silves. Lá, o estudo da Inside apontou, dentre outros aspectos, a presença de índios Arauak, povos que utilizavam o rio Urubu e que foram catequizados nos idos de 1660.