O convite para a festa de confraternização dos delegados da Polícia Civil do Pará circula nas redes sociais e mostra os promotores representando personagens da série clássica exibida nos anos 1970/Foto: Redes Sociais.

As diretorias da Associação e do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Pará ultimam providências para a festa conjunta de confraternização, dia 18 agora, no Espaço Náutico Marine Club, com o sugestivo tema “A Ilha da fantasia”. Um dos organizadores do evento, o delegado João Moraes explica que o encontro ocorrerá rigorosamente dentro das regras sanitárias, o que inclusive justifica a escolha do local. O convite aos delegados circula nas redes sociais e mostra João Moraes vestido a caráter: representa o personagem “Tatoo” (Hervé Jean-Pierre Villechaize, 1943-1993) da clássica série “A Ilha da fantasia” (1970), o mágico espaço no Oceano Pacífico que oferecia aos visitantes aventuras únicas e impossíveis de se viver em outro lugar – com as imponderáveis intercorrências, evidentemente. A memória afetiva dos delegados de Polícia do Pará está vivíssima, apesar de a categoria “continuar sem reajuste salarial há três anos”, segundo destaca Moraes.

Tapinha nas costas não
basta; salário sim, importa

O governador Hélder Barbalho gravou vídeo ao lado do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, parabenizando os delegados de Polícia pelo “Dia do Delegado de Polícia”, transcorrido na última quinta. A classe estranhou o afago. Depois de três anos, Helder não se dignou a dar um aumento salarial efetivo que, no fundo, é o que importa; pelo contrário, aumentou o desconto da previdência de 11% para 14%. Veja o vídeo acima.

Comandante da PM é bola
da vez para assumir Segup

Apesar dos números da criminalidade, o comentário geral é o destaque do trabalho da Polícia Militar, comandada pelo coronel Dilson Júnior, considerado o responsável pelos avanços na área de segurança pública, quando o Pará conseguiu reduzir os índices em 2019 e 2020. A PM é disparada a instituição do Estado com a melhor performance, tanto na área de Inteligência quanto operacional – mesmo com o serviço fragmentado, a Inteligência da PM tem conseguido assessorar com eficácia o comando da PM. 

Esse diferencial de atuação coloca o coronel Dilson Júnior como sério candidato – em uma possível reforma do secretariado no início do próximo ano – a assumir a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, tendo em vista ser ele a pessoa com maior destaque e responsável pelos feitos positivos da segurança pública – sem falar que a Polícia Federal insiste em recambiar seus delegados cedidos ao governo do Pará.