O prefeito Edmilson Rodrigues, que entregou a Secretaria de Saneamento de porteira fechada ao deputado federal Beto Faro, corre o risco de afundar ainda mais sua gestão por conta do aparelhamento da Sesan operada por Ivanize Gasparin para favorecer a candidatura ao Senado/Fotos: Redes Sociais.

Os articuladores da campanha removeram o entulho que poderia causar danos à eleição de Edmilson Rodrigues à Prefeitura de Belém, mas, no contêiner, com a posse do novo prefeito trataram de despejar o ‘lixo político’ resultante de acordos espúrios e o endereçaram à Secretaria de Saneamento, que passou a ser operado pela ex-quase futura vice-prefeita Ivanize Gasparin, sob a supervisão do deputado federal e candidato ao Senado pelo PT, Beto (da Fetagri) Faro. Agora que servidores decidiram denunciar o aparelhamento da Secretaria para favorecer a candidatura de Beto Faro, a gestão Ed50 reage com um festival de retaliações sem precedentes no funcionalismo.   

Divulgação

Quem tem lixo no quintal…

Na verdade, a Associação dos Servidores da Sesan atirou no que viu e acertou no que não viu. O embate com a secretária Ivanise Gasparin começou com a luta pela equiparação do salário base (R$ 869,26) ao salário mínimo nacional e pela valorização dos servidores de carreira, até que se descortinou o aparelhamento para favorecer Beto Faro.

Tendo recebido a Secretaria de porteira fechada, Beto Faro tratou de indicar ao cargo Ivanize Gasparin, que seria candidata à vice-prefeita, mas desistiu alegando problemas de saúde – o que se diz hoje é que a desistência decorreu de processos judiciais que correm em segredo de Justiça que poderiam comprometer a candidatura Ed50.

Demissões e assédio moral

Nos últimos 15 dias, as denúncias sobre o aparelhamento da Secretaria resultaram em demissões, corte de salários e de gratificações e ameaças de transferência de  servidores para bem distante da Secretaria.

As retaliações vêm na esteira de outras denúncias da associação junto ao Ministério Público do Trabalho envolvendo o regime de trabalho imposto pelas empresas terceirizadas e prestadoras de serviços da prefeitura na coleta de lixo, mas especula-se que isso seja apenas a ponta do iceberg na Secretaria, que estaria sendo usada como a grande financiadora da campanha de Beto Faro e da mulher dele à Câmara. 

Boletim e proteção policial

Semana passada, a associação dos servidores registrou boletim de ocorrência sobre suposta perseguição a funcionários por parte de chefes imediatos e ficou de pedir proteção policial devido às denúncias que vêm fazendo sobre contratos suspeitos e a relação promíscua entre a direção da Secretaria e as prestadoras de serviços.

O conteúdo das denúncias dos diretores da associação é altamente explosivo e ameaça estourar a relação íntima que tem a Articulação Socialista, do grupo de Beto Faro, a Primavera Socialista, do grupo de Edmilson e as empresas da coleta de lixo em Belém.