Das concorrências abertas e concluídas pelo governo que antecedeu a administração Helder Barbalho prevendo a contratação de empresas para concursos públicos no Hospital de Clínicas (148 vagas), Santa Casa (330), Hemopa (103), Sespa (147) e Hospital Ofir Loyola (626), apenas o certame do Hemopa foi aplicado pela atual administração, ainda assim com o número de vagas reduzido. Três meses atrás, o governo anunciou quatro concursos para contratação de pessoal para a Sespa (315 vagas), Hospital Ofir Loyola (121), Hospital de Clínicas (219) e Santa Casa (250), totalizando 900 vagas.

Entre um anúncio e outro,
mais temporários entram

No último dia 13, quer dizer, três meses depois daquele aviso, o Diário Oficial saiu com novo anúncio de concurso público, só que, nesse período, haviam ocorrido processos seletivos simplificados para contratações de temporários na Santa Casa (193 vagas) e no Hospital de Clínicas (361), que atualmente totalizam 923 e 662 vagas preenchidas por contratos temporários, respectivamente. O resultado é que o total de temporários já contratados em dois anos é superior ao número de vagas previsto nos concursos que ficaram engatilhados no governo Jatene: 1.353 vagas previstas e 1,9 mil preenchidas.

Instituto dedica 70%
de vagas para advogados

Detalhe curioso, mas que corrobora a prática do empreguismo no Estado envolve o Igeprev.  Em setembro, o Instituto abriu processo seletivo simplificado com oferta de 120 vagas de nível superior para sete cargos. Agora, anuncia concurso com oferta de apenas 21 vagas. Mais curioso ainda: das 120 vagas ofertadas inicialmente, 84, ou seja, 70% do total foram destinadas a advogados – e de advogados, como se sabe, o Igeprev entende.

Matéria relacionada

Governo do Pará adota “política do empreguismo” ao ignorar concursados e criar multidão de temporários

Leia aqui.

Papo Reto

  • O INSS não se explicou até hoje sobre o número de servidores da APS-Jurunas demitidos, condenados pela Justiça federal e afastados dos respectivos cargos, o que praticamente desativou o serviço no bairro.
  • Até o fato de ser a primeira, ou uma das primeiras APS’s fechadas em Belém, significa que não fará  falta. Desde 1993 se têm notícias de rapinagem por quadrilhas de servidores e estelionatários no Pará.
  • A Câmara de Belém promove audiência pública hoje para discutir o projeto de lei que trata sobre o Plano Plurianual para o período de 2022-2025.
  • O PPA irá definir as diretrizes e os objetivos estratégicos e os programas municipais com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação nos próximos quatro anos.
  • O TJ do Pará irá vender, ao bater do martelo, dia 25 agora, 15 embarcações e 14 reboques. A alienação será feita em sessão online, do tipo maior lance à vista por lote.
  • Entre os bens a serem leiloados estão barcos tipo voadeira, carretas tipo reboque, barcos de alumínio naval, embarcações de pequeno porte e reboques rodoviários. 
  • Placas solares residenciais para geração de energia, financiadas com juros de 1,17% ao mês, é o que o programa Caixa Energia Renovável vai oferecer nos próximos dias.
  • O Pix fez a circulação de dinheiro em espécie diminuir R$ 40 bilhões.

Charge do Dia