Deu no Diário Oficial do Estado: em apenas quatro contratos celebrados neste ano, o governo do Pará, através da Secretaria de Planejamento e Administração e da Casa Civil, se compromete com gastos de mais de quase R$ 6 milhões na contratação de empresas especializadas na prestação de serviços de locação de equipamentos para realização de eventos “por todo o Pará”. Menos pela quantidade de empresas e mais pelo valor dos contratos e o alcance de um ano, pode-se prever, sem medo de errar, que o governo tem na agenda enorme quantidade de obras para inaugurar em meio a festas e promoções retumbantes. Ou por outra: a festa e os eventos estão garantidos, mas, cadê as obras?
E a farra continua
No Diário Oficial de hoje, por exemplo, a Casa Civil, sob a batuta de Iran Lima, contratou a M.S Serviços, por período de um ano, por R$ 278,6 mil. Nesta semana, em outra publicação oficial do governo, saiu a contratação da empresa Brasil Shows, com sede no Estado do Amazonas, por R$ 3,3 milhões. No último dia 6, foi a vez da Secretaria de Planejamento, chefiada pela auditora fiscal Hanna Ghassan, anunciar a contratação de uma das empresas do famoso DJ Kleber Barros, a Mídia Center, por R$ 589, 6 mil, com a mesma incumbência. Nos três casos, os contratos situam os futuros eventos em diversas regiões do Estado durante este ano. Em dois casos, por valores cuja fração é o esquisito valor de R$ 600.
Manda quem pode…
Em tempo: também ontem, o Diário Oficial publicou mais um contrato celebrado entre a Mídia Center, do DJ Kleber Barros, e a Secretaria de Turismo, cujo titular é André Dias, com a mesma finalidade, no valor de R$ 1,6 milhão. Assim, ainda que causando constrangimento à maioria dos titulares das secretarias envolvidas no pool de contratações, Kleber Barros, queridinho da secretária de Cultura, Úrsula Vidal, mas, principalmente, do irmão nº 1 do governador, segue na dianteira dos melhores negócios.
Obedece quem tem juízo
Em nota encaminhada à coluna, a Seplad esclarece, “em nome da transparência e em respeito à população”, que a contratação da Mídia Center – e não do DJ Kleber Barros – ocorreu por meio de adesão à ata de registro de preços originária do Pregão Eletrônico nº 001/2021, da Secult, pelo valor global de R$ 589,6 mil, estimado por um ano, e não por evento, como publicado equivocadamente. A nota destaca que o contrato segue regras e parâmetros legais e as despesas são na exata medida para atender as necessidades institucionais. Bacana, ao menos a Seplad se preocupa em se explicar ao distinto público.
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Papo Reto
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