Senadora pelo Mato Grosso do Sul, Simone Tebet é pré-candidata do MDB à sucessão presidencial, mas especula-se que não teria apoio declarado do govenador do Pará, dividido entre compromissos “mais paroquiais”: a esquerda que irá com Lula e o PSDB que acompanha João Dória/Divulgação.

O lançamento da pré-candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República, pelo MDB, tira o governador do Pará, Helder Barbalho, do “muro” em que a coluna o colocou na edição da última terça-feira, mas não muda em nada o quadro político no Estado, no qual o governador supostamente se comprometeu a apoiar o deputado Beto Faro, do PT, ao Senado e onde tem acordos políticos com o restante da esquerda, inclusive e principalmente o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. A pergunta é se Helder irá embarcar na candidatura do MDB tendo, de um lado, Lula, e do outro, João Dória.

Conteúdo relacionado

Helder surpreende ao afirmar que não trabalha por uma aliança entre o MDB e Lula para 2022

Leia aqui.

Conecta Pará encrava,  
Bolsonaro larga na frente

Enquanto o Conecta Pará, que prevê internet grátis por todo o Estado, segue congelado e cada vez mais minguado na Secretaria de Ciência e Tecnologia, para desconforto do senador Jader Barbalho, o governo Bolsonaro cria o Internet Brasil, com aporte de R$ 139 milhões e destinado a oferecer acesso gratuito à internet em banda larga móvel para alunos da rede pública de ensino básico oriundos de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Prova de que a caravana passa…

700 mil chips para início
do ano letivo de 2022

O Programa será executado em caráter piloto, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que já tem experiência com a execução do Projeto Alunos Conectados, do MEC. Inicialmente, serão contempladas escolas de municípios abrangidos pelo Programa Nordeste Conectado, em parceria entre os ministérios da Comunicação e da Educação. O projeto piloto prevê a distribuição e manutenção de cerca de 700 mil chips. A expectativa é que os primeiros acessos móveis sejam distribuídos no início do ano letivo, em 2022.

Conteúdo relacionado

Ciência e Tecnologia banca projeto para UFPA,  mas não tem recursos para pagar Conecta Pará

Leia aqui.

Papo Reto

  • A classe política de Salvaterra, no Marajó, está que nem unha e carne na Casa Civil do governo do Estado pedindo a melhoria de serviços na travessia Icoaraci-Porto de Camará.
  • Semana passada, quando a cidade celebrou o Círio de Nossa Senhora da Conceição, uma comitiva do município foi ao chefe da Casa Civil, Iran Lima. Resta aguardar.
  • Acredite se quiser: em resposta ao MST e MTST, o governo Federal, em parceria entre BNDES e Incra, vai implantar assentamentos na Amazônia.
  • A medida irá abranger regularização fundiária – com sensoriamento remoto -, macrozoneamento-econômico-ecológico, possibilidades de atividades econômicas e, claro, a entrega de títulos definitivos da terra.
  • Em dez anos, o número de novos imigrantes cresceu 24,4% no Brasil – 2011-2020 -, segundo estudos do Observatório das Migrações Internacionais.
  • Ao chegarem ao Brasil,  viajantes não vacinados terão de cumprir o período de 45 dias de quarentena, após o qual deverão se submeter a teste do tipo RT-PCR.
  • Estudos publicados na National Library of Medicine apontam que levar o celular para o banheiro pode aumentar a incidência de hemorroidas – entenda: ficar sentado no vaso sanitário mais tempo que o necessário.
  • “Mergulhadas” no telefone, inconscientemente as pessoas continuam fazendo força para evacuar, mesmo quando já não é necessário, o que acaba dilatando os vasos sanguíneos, levando ao surgimento da doença.

Charge do dia