Porteira aberta para o
contrabando de  manganês

É no mínimo estranha a total falta de fiscalização nas rodovias do Pará do transporte de manganês extraído ilegalmente. Comboios de caminhões trafegam livremente. Dia desses, foi preciso a Polícia Federal investigar e apreender carretas com toneladas do minério contrabandeado. O mais intrigante é que a carga sai do sudeste do Pará, principalmente de Marabá, e chega a Barcarena, sem que seja incomodada nas barreiras da Polícia Rodoviária Estadual, vinculada à Polícia Militar. Então, a pergunta é: qual a utilidade dessas barreiras?

Novos rumos da pesca

divulgação

Em meio aos impactos da pandemia da Covid-19, nasce a Pesca BR, entidade nacional que surge com quase 300 associados em todo o País e um paraense – Apoliano Nascimento, titular do Sinpesca (foto), como vice-presidente. Preside a entidade o potiguar Gabriel Calzavara de Araújo. A ideia é encontrar meios legais de defesa dos produtores – armadores e donos de embarcações de pesca – e dos recursos aquáticos da costa brasileira. A Pesca BR já nasce com cadeira na Câmara Setorial da Pesca do Ministério da Agricultura.

Desemprego avança

Pesquisa Pnad-Covid-19 divulgada pelo IBGE aponta que a taxa de desemprego da quarta semana de setembro ficou em 14,4%, atingindo 14 milhões de trabalhadores. Em cinco meses, mais de 4,1 milhões de brasileiros ficaram desempregados por causa da pandemia. Dos 14 milhões de desempregados na penúltima semana setembro, 6,3 milhões estavam na Região Sudeste (6,3 milhões), a mais populosa do País, mas a Região Nordeste registrada a maior alta (69%), seguida da Região Norte, com alta de 46,9%.

Superinteressante

A pesquisadora do Museu Goeldi, Ima Vieira, foi a cientista escolhida pela revista “Super Interessante” para a estreia de sua seção sobre mulheres contemporâneas na ciência, lançada em sua conta no Instagram e reproduzida em seu site. A ecóloga paraense estuda a recuperação de áreas desmatadas na Amazônia, também conhecidas como “capoeiras”, que são pastos abandonados e que estão sendo lentamente recolonizados pela mata nativa.

Convidada do Papa

Apesar de não serem tão densas e diversas quanto à floresta primária, as capoeiras têm se mostrado uma alternativa para recuperar terras desmatadas. Ima Vieira foi diretora do Museu Goeldi entre 2005 e 2009. Ano passado, ela participou, como perita, do Sínodo Especial para a Amazônia, no Vaticano, a convite do Papa Francisco.

Novos diretores

Dois novos diretores da Alubar foram apresentados ao mercado neste mês. A nova diretora Financeira, Thais Porto, é a responsável pelas finanças de todas as unidades no Brasil e no exterior. À frente da diretoria de Auditoria Interna e Compliance está André Cruz, responsável pela gestão de riscos do Grupo Alubar. A mexida  faz parte da estratégia global da empresa líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio.

Primeiro os teus

De olho nos pequenos e médios comerciantes da área de influência da Alça Viária e do nordeste paraense, o setor de atacarejo anunciou investimento pesado em Santa Isabel do Pará que irá gerar 2 mil empregos diretos. No meio da última semana, o empresário Ilson Mateus Rodrigues, dono do Grupo Mateus, se reuniu com Evandro Watanabe, prefeito de Santa Izabel, para oficializar o negócio, que trará a reboque o programa Universidade Coorporativa, de treinamento e formação de lideranças empresariais na região.

Visita da Virgem

Pelo menos 200 mil católicos de Castanhal e região estariam presentes, na manhã de ontem, na 22ª. Romaria em louvor à Senhora de Nazaré, com trajeto de quase oito quilômetros, a partir do centro da cidade até a centenária Vila do Apeú. A pandemia do novo coronavírus, contudo, desmantelou a programação deste ano. Mas o bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, montou uma programação na qual a imagem da Virgem foi ao encontro dos fiéis, em suas residências.

Mui amigo

O que se diz é que, fustigado pelas caminhadas cada vez mais robustas de seus adversários, o prefeito de Conceição do Araguaia,  Jair Martins, do MDB, alegou suposto recrudescimento da Covid-19 para reeditar o famigerado decreto de distanciamento social. Só faltou combinar com seus apoiadores, um deles dono de uma casa noturna, que acabou preso pelo destempero e desobediência à caneta de seu mui amigo prefeito.

· A Infraero continua mantendo o Aeroporto de Belém fechado para voos internacionais, o que tem deixado os executivos da TAP furiosos.

· As operações ficaram de ser retomadas no final deste mês, foram adiadas para 17 de dezembro e, agora, para data incerta e não sabida.

· Agenciador de exames, consultas médicas e até cirurgias – seguramente atrelado a um político espertalhão -, em Benevides, vai acabar esganado por pacientes.  

· O moço atende pelo nome de Charles, promete mundos e fundos a quem precisa desses serviços, mas segue vendendo facilidades, criando uma fila imensa de necessitados.

· O governo do Pará publicou no Diário Oficial o decreto com a apuração dos índices de participação dos municípios paraenses no produto da arrecadação ICMS, em 2021.

· Dos 144 municípios, 78 elevaram os resultados; 66 apresentaram redução, sendo que em 40 desses os índices variaram de 0,0007193 a 0,0096153, percentual menor que 1%.

· Os municípios com maior elevação são Canaã dos Carajás, Vitória do Xingu, Jacareacanga, Novo Progresso, Ananindeua, Moju, Altamira, Oriximiná, Santa Izabel e Santa Maria das Barreiras.

· O economista Renato Conduru, personagem da Entrevista da coluna, ontem, é especializado em pesquisa aplicada e pós-graduação em Macroeconomia.

·  Ex-diretor-geral do Idesp e assessor técnico da Secretaria de Planejamento do estado, Conduru é sócio proprietário da RConduru Pesquisa.

· O Navio-Escola “Brasil”, da Marinha do Brasil, estará atracado no porto de Belém desde sábado. A visita é parte Viagem de Instrução de Guardas Marinha, que tem como propósito complementar a formação dos futuros Oficiais da Marinha.

· Em Belém, os guardas-marinha irão visitar as instalações do Centro de Instruções Almirante Braz de Aguiar, o Ciaba, para conhecer simuladores de navios. 

Deixe o seu comentário