Filão de ouro de 5 km de
extensão agita Serra Pelada

Está aberta nova corrida do ouro em Serra Pelada, em Curionópolis, a cerca de 130 quilômetros de Marabá, sudeste do Pará. Em novembro, pessoas que escavavam terrenos em busca de ouro em uma área abandonada pela empresa canadense Colossus descobriram pepitas próximas à superfície e a notícia se espalhou. Embora sem estudos técnicos, acredita-se que a área tenha cinco quilômetros de extensão, com ocorrência de ouro entre cinco e sete metros de profundidade

Ninguém tasca

Pelo sim, pelo não, terrenos estão sendo demarcados. Nesse fim de semana, dizem fontes do setor mineral, o número de pessoas que estão chegando à Serra Pelada para tentar a sorte se intensificou, como aconteceu 40 anos atrás. Cada um que chega vai logo estabelecendo seus limites – dois por cinco metros – para começar a explorar.  Em dezembro, mais de mil pessoas haviam chegado ao garimpo.

Nó górdio

A expressão não é politicamente correta, mas, com todo respeito: essa história de vacina contra a Covid-19 virou samba do crioulo doido. Governos anunciam vacinação neste mês, mas a disponibilidade é de apenas 60 milhões de doses, isto é, 30 milhões no primeiro lote, para 211 milhões de pessoas. Assim, a imunização acima de 60% não será alcançada. Mais: o prefeito Edmilson Rodrigue (foto) garante que “Belém já alcançou 40% de imunização”, mas não diz quem mediu – e ainda assim faltaria imunizar 20% da população.

Divulgação

Panos quentes

O autor da ação que previa a demolição das obras de um posto de gasolina dentro da área do Aero Clube, destinada à construção de um parque ambiental, simplesmente desistiu da ideia, não se sabe como, nem por que. Presume-se que algum tipo de pressão da Aeronáutica tenha sido sobre a parte reclamante. Afinal, o governo do Estado, supostamente maior exercido interessado em desocupar a área, continua quedo e mudo – ao menos aparentemente.

Lição inválida

Essa notícia da construção de um posto de gasolina na área do futuro Parque da Cidade, autorizado pela Infraero e pela Prefeitura de Belém, faz lembrar que a sociedade exigiu, nos anos 1970, a desativação de empreendimento semelhante existente na Praça da República que agredia o patrimônio histórico e arquitetônico do logradouro, além de causar transtornos e apreensões aos frequentadores. Parece que esqueceram a lição.

Beabá da merenda

O FNDE editou até cartilha para recomendar procedimentos a uma correta execução do Plano Nacional de Alimentação Escolar durante a pandemia. As regras intensificam cuidados com alunos da rede pública em cada modalidade de ensino e principalmente no que tange às necessidades de estudantes especiais. A boa notícia é que, nesta no, a fundação não poupará recursos para atender alunos hoje obrigados a comer tudo o que os “normais” comem, com prejuízos à saúde.

Aqui se faz

Até novembro, ainda no cargo, o prefeito de São Miguel do Guamá, Antônio Doido, mandava pagar os servidores municipais retendo a parte correspondente ao INSS e sem fazer o recolhimento devido à Receita Federal. Esse procedimento ficou “agendado” para hoje, 11 janeiro, pelo novo prefeito, Pio X, o que resultou no seguinte: do valor do repasse de janeiro do FPM à prefeitura foram deduzidos 15% da Saúde e os 25% da Educação. Os R$ 850 mil restantes vão para pagamento de dívidas.

Saúde pública

Dados da Secretaria de Saúde apontam que o Pará registrou 1.846 casos confirmados de dengue em 2020, o que representa queda e 17,36% em comparação a igual período de 2019, com 2.234 casos confirmados da doença.  Segundo a Secretaria, houve um óbito, registrado em fevereiro, no município de Uruará, região oeste do Estado, e 147 casos em investigação. Altamira (292), Novo Progresso (214) e Belém (183) registraram o maior número de ocorrências.

Diagnóstico de gestão

 O Ministério do Desenvolvimento Regional firmou parceria com cinco universidades federais para que sejam feitas análises e propostas de ações que fomentem o desenvolvimento local em cinco macrorregiões do País. No total, serão investidos R$ 649 mil pelo governo federal. No Pará, o trabalho envolverá a Universidade Federal do Oeste do Pará, Ufopa, para diagnosticar a capacidade do poder local de fazer a gestão do território em próximos à BR-163 que serão atingidos pela implantação da Ferrogrão.

Novo foguete

A Nasa começa a testar nesta semana os motores do foguete mais poderoso do mundo. Ele atinge velocidade de 28 mil quilômetros por hora, o suficiente para dar duas voltas e meia em torno terra. O foguete mede 97 metros de altura, duas a três vezes mais alto que qualquer edifício construído em Belém e com ele a Agência planeja levar o homem até Marte, através do programa chamado “Artêmis”, em homenagem à deusa da mitologia filha de Zeus, irmã gêmea de Apolo. Detalhe: essa deusa inspirou a criação da Mulher Maravilha, a dos quadrinhos.

Amigo urso

Os primeiros humanos a habitar a terra podem ter hibernado como ursos por quase seis meses ao ano, segundo estudo publicado no jornal “L’Anthropologie”. Os pesquisadores estudaram fósseis humanos que datam de mais de 400 mil anos, encontrados em uma caverna ao norte da Espanha, chamada “Sima de Los Huesos”. Os cientistas identificaram lesões características nos ossos humanos, entre elas doenças inerentes a metabolismos lentos, com o dos ursos em hibernação.

  • A cobertura da centenária caixa d’água de São Brás apresenta algumas falhas que comprometem a sua integridade, precisando de reparos urgentes.
  • A Mendes, uma das agências de publicidade maios premiadas do País, completa em setembro deste ano 60 anos de trabalho e campanhas vitoriosas.
  • No segundo andar da loja Estação da Moda, na João Alfredo, entre Padre Eutíquio e 7 de Setembro, está surgindo uma verdadeira floresta , sem nenhuma providência.
  • As bancas de revistas, antes tão numerosas em Belém, estão com os dias contados. Grandes distribuidoras decretam o fim da venda consignada de revistas, produto cada vez mais raro diante das publicações digitais.
  • O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais aponta que em dezembro de 2020 ocorreu aumento de 14% nos alertas de desmatamento na Floresta Amazônica.
  • Os dados são comparativos com igual período em 2019. Foram 216 quilômetros quadrados de áreas de mata devastadas, segundo o sistema Deter.
  • Trocando em miúdos: o Pará foi o maior responsável pelo desmatamento naquele período, com 100,1 quilômetros quadrados de área desmatada.
  • A Uepa está com inscrições abertas em seis processos seletivos de Programas de Pós-Graduação, nos campi de Belém e do interior do Pará.
  • As inscrições podem ser feitas até os primeiros meses de 2021 e as turmas iniciarão as aulas ao longo do ano.
  • A Seduc promoveu na última sexta-feira cerimônia de abertura da consulta pública da proposta preliminar do Documento Curricular-Ensino Médio.
  • O Relatório Resumido de Execução Orçamentária do Tesouro Nacional coloca o Pará como um dos Estados com o maior investimento entre as unidades da federação, com 8% da receita total, ano passado.
  • Para quem gosta de sabores fortes: a segunda pimenta mais ardida do mundo atende pelo nome de Moruga, segundo a New Mexico State University Chile Pepper Institute.
  • A Moruga entrou para o Livro dos Recordes em fevereiro de 2012. A pimenta braba chegou a 2.009.231 SHU na escala Scoville que, em outras palavras, mede o “ardume”, como diz o caboclo paraense.
  • A Segup aponta que de 22 de dezembro a 4 de janeiro deste ano houve redução de 22% nos crimes violentos letais e intencionais, e de 45% e 21%, respectivamente, nos furtos e roubos, em relação ao mesmo período do ano passado.
  • O número de furtos também foi menor na Região Metropolitana de Belém, segundo o levantamento: caiu de 3.816, em 2019 para 2020, para 2.117, de 2020 a 2021.
  • O nascimento de superbebês no Hospital Materno-Infantil de Barcarena deixou médicos e enfermeiros atordoados na última sexta-feira.

Deixe o seu comentário