Sespa garante que produção de
oxigênio é maior que a demanda

Dados da Secretaria de Saúde apontam que o Pará tem capacidade superior a 58 mil m3 diários de produção de oxigênio, inclusive para prestar apoio aos Estados do Amapá e Maranhão, além dos 144 municípios paraenses. Pode ser, mas, como explicar o desabastecimento na região oeste? A Secretaria garante que emitiu alerta aos municípios, entre eles os da região em foco, para que “ficassem atentos” ao monitoramento e abastecimento dos hospitais. Alguém teria negligenciado nessa providência?

Não justifica

A morte de sete pessoas – seis da mesma família -, em Faro, região da Calha Norte, oeste do Pará – não em Chaves, como saiu equivocadamente aqui, ontem -, demonstram o quanto se preocupa e se investe em propaganda política e o quanto das questões básicas ligadas à vida da população é relegado a planos secundários. Não há justificativas para o fato de a Secretaria de Saúde não ter monitorado diretamente os estoques de oxigênio na região.

Divulgação

Fora da curva

Nada contra a ajuda ao Estado do Amazonas, como já se disse aqui, mas, esquecer municípios paraenses que são mais próximos de Manaus do que de  Belém, como é o caso de Faro (foto), foge à compreensão. Também, não se pode esperar muito da Sespa: o titular é um delegado de Polícia Federal que, por mais preparado que seja para instaurar inquéritos, não possui qualificação para a área de saúde. É mais uma inversão de coisas no Brasil, enquanto vidas são perdidas pela omissão ou despreparo técnico e científico.

Lá vem golpe

Nisso o Brasil tem expertise, infelizmente. Nem bem chegou ao mercado, a vacina contra a Covid-19 já virou instrumento de golpe. A Polícia Civil alerta a população que pessoas inescrupulosas aproveitam o momento para praticar crimes utilizando os nomes de secretarias de Saúde. Os estelionatários entram em contato com a vítima sob o pretexto de agendar a data e o horário para aplicar a dose do imunizante.

Todo cuidado

Para garantir o suposto procedimento, o criminoso induz a pessoa que está do outro lado da linha a fornecer um código de confirmação, que chega por meio de mensagem de texto, momento em que os incautos acabam repassando informações e senha que permitem a clonagem do aplicativo de mensagens instantâneas. Todo cuidado é pouco, avisa a Polícia.

Subir ou descer

Se as séries dos Brasileirões tivessem se encerrado na última segunda-feira, o Remo teria como competidores na Série B clubes como Bahia, Goiás, Coritiba, Botafogo, Ponte Preta, Guarany, Cruzeiro, Figueirense e Náutico, dentre outros. Sem Mangueirão, que entrará em obras, paira uma dúvida: armar um plantel para subir ou para não cair para a Série C? Difícil equação financeira, já que se trata de jogo e dos fatores sorte e o psicológico.

Feijão estragado

Nada menos do que 2,5 toneladas de feijão absolutamente impróprio ao consumo humano foram comprados e pagos antecipadamente nos últimos dias de dezembro pela prefeita derrotada do Acará Amanda Martins, do PSDB. O Ministério Público Federal já foi alertado pelo Conselho de Alimentação Escolar de que todo o fornecimento de alimento cabia a apenas duas empresas, de tia e seu sobrinho, ambos ligados ao marido da gestora.

Que destaque

O município do Acará foi um dos raros municípios paraenses que distribuiu apenas 1 kit de alimentos ao longo do ano – o restante ficou abandonado em depósito público. O “normal” praticado pelas prefeituras do Estado foi a entrega de 4 e 6 kits no período.

Volta às aulas

Começaram na última terça, em Altamira, as aulas da primeira turma da Escola Indústria do Chocolate do Pará, ministradas até dia 29 agora por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará, o Senar, em parceria com a Ceplac e o governo do Estado. Além de fomentar a geração de emprego e renda na região, a parceria prevê alavancar a verticalização da cadeia produtiva do cacau, que tem no Pará o maior produtor no País.

Filme infantil 

Esqueça príncipes, princesas, sapos e bruxas, não necessariamente nessa ordem. A nova geração está deixando os grandes estúdios de cinema infantil com dores de cabeça para buscar novos heróis e histórias que fujam do jargão tradicional. Filmes como “Toy Stores”, com mocinhas valentes de arco e flecha e boas de briga têm ocupado novos espaços no imaginário infantil, enquanto os japoneses cultuam animais como heróis, além de cachorros e seres estranhos vindos não se sabe de onde.

Clássico da antiga

Em 1925, Charlie Chaplin levou nove meses para  filmar “O Garoto”, história comovente de um menino que fazia tantas ou mais estripulias que o próprio Carlitos, seu “pai” adotivo. Sucesso arrebatador e clássico ainda atual.  O menino era filho de um amigo também ator e a linguagem foi revolucionária para os padrões da época.  A Disney conseguiu preencher os sonhos de muitas gerações com suas criações geniais, mas o mundo agora é outro.   

  • Estudantes da rede pública apontam que faltaram às provas do Enem, domingo passado, com receio de contaminação por Covid-19 e pelas dificuldade no ensino a distância no decorrer do ano passado. O índice de abstenção bateu a casa dos 50%.
  • De boas ideias o inferno está cheio, dizem, mas, convenhamos: seria salutar para a fluidez do tráfego na congestionada Arthur Bernardes que prefeitura ou governo do Estado pactuasse obra de transferência da ciclovia para além da calçada do passeio, o que alargaria imediatamente a pista, reduzindo os engarrafamentos.
  • Com contas de energia cada vez mais “impagáveis” e uma situação financeira indigente, muitas prefeituras estão buscando meios alternativos de suprir a demanda energética. As “ações” das empresas do ramo de energia solar nunca estiveram tão em alta.
  • A verdade é que o Brasil não é capaz de produzir sua própria vacina, pois nem de insumos básicos dispõe. Resta aguardar a boa vontade da Índia e da China, o que chega a ser vergonhoso para a ciência e a tecnologia, setores sistematicamente vítimas de castração de orçamentos.
  • O prefeito de Parintins (AM) Bi Garcia, ligou oficialmente, na última terça, no Hospital Jofre Cohen, a segunda usina de oxigênio do município.
  • O equipamento chegou ao município sábado, transportado pela Força Aérea Brasileira. A estrutura, de origem alemã passa a atender todas as unidades de saúde no combate à pandemia.
  • O TJ-Pará decidiu retomar o regime diferenciado de trabalho nas Comarcas de Alenquer, Almeirim, Vara Distrital de Monte Dourado, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa, por conta da Covid-19.
  • Aliás, Tribunal de Justiça a convocar estudantes aprovados no Processo de Recrutamento e Seleção para estágio de níveis médio e superior.
  • Os 155 convocados têm até dois dias úteis para manifestar interesse na vaga, a partir da data da publicação da chamada.
  • O Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, já está operando, desde o início desta semana, o Serviço de Politrauma em regime de “porta aberta”, quando não há necessidade de encaminhamento prévio para atendimento de urgência e emergência.