Sistema Penal do Pará está sob
ataque do Comando Vermelho

Depois dos recentes atentados – saldo de um morto e quatro feridos – a agentes penitenciários da Secretaria de Administração Penitenciária do Pará por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), estão proibidas as visitas aos detentos das unidades em que aqueles agentes trabalhavam pelo prazo de 30 dias. A medida deve rechaçar as ações do CV, mas também ameaçam incendiar o ambiente nas casas penais sob influência da facção criminosa baseada no Rio de Janeiro e com tentáculos no Estado.

Guerra declarada

No último dia 13, mensagem supostamente atribuída ao Comando Vermelho, no Rio de Janeiro, circulou nas redes sociais declarando guerra ao Sistema Penitenciário, considerado pelo Comando Vermelho, no Rio de Janeiro e no Pará, “órgão público de agentes prisionais e policial penal do governo do Estado que oprime irmãos dentro do cárcere, já não bastando o sofrimento de irmãos sem alimentação, sem visitas e, acima de tudo, ainda sendo agredidos dia e noite por vermes malditos”.

Recado direto

Na mensagem, o CV adverte que, enquanto houver maus-tratos a seus irmãos fará  o possível para responder a altura, “caindo um por um”, e “cada bairro, cada cidade terá um membro da facção para concluir os salves”’. Além dos atentados registrados neste ano, outras vítimas tombaram pelas mãos no Comando Vermelho no Pará durante o ano passado. Ato contínuo, e por prevenção, o diretor do Sistema, Jarbas Vasconcelos (foto), fechou as portas e redobrou a segurança nos presídios. Prevenir ainda é o melhor remédio.

Divulgação

Palco político

O Centro de Operações do Aeroporto Internacional de Belém virou, literalmente, palco político, ontem, com o pouso do avião que transportou a primeira remessa da vacina contra Covid-19, proveniente de Guarulhos, São Paulo. “Vitória da esperança e da vida”, celebrou o governador Helder Barbalho. O evento, digamos, teve até transmissão ao vivo pela TV do Estado e quetais – igualzinha à reunião da Anvisa, no último domingo, que aprovou o uso emergencial da vacina. Imagina quando o imunizante chegar ao interior…

Vacina para todos

O primeiro lote de vacinas será direcionado aos profissionais da saúde que atuam na linha da frente, indígenas aldeados e idosos institucionalizados, que compõem o grupo prioritário da primeira fase da campanha, conforme previsto no Plano Paraense de Vacinação. O plano prevê que a campanha de vacinação ocorrerá, simultaneamente, em todos os 144 municípios do Pará, e os grupos serão cumulativos no decorrer das etapas.

Aliás

Enquanto o governo do Estado recebe pacientes de Manaus para tratamento do novo coronavírus, em Chaves, lá nos cafundós da Calha Norte, a população morre por falta de oxigênio. Claro que a solidariedade deve ser universal, mas a situação exige olhar para o próprio umbigo. A cidade, de 8 mil habitantes, registrou  cinco mortes em 24 horas e a notícia ganhou o mundo através do jornal espanhol “El País”, que resolveu apostar nas desgraças da Terra Brasilis neste início de ano. Solidariedade aos amazonenses.

Caminho fechado

Os rios Tapajós, Amazonas, Tocantins, Pará e Guamá misturam suas águas nas baías do Guajará e Marajó, e todas chegam à Vila do Conde, onde opera o segundo porto em movimento de grãos e minérios do Brasil, devendo ser o primeiro na próxima década. Todos esses rios já transportam grande parte das commodities do Arco Norte, faltando ao Tocantins apenas as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, que se arrasta como tartaruga na areia. Alguém sabe a quantas anda o projeto de derrocamento do Pedral?

Poupança forçada

Nunca o Brasil somou tanto depósito em poupança como em 2020, muito em função da pandemia, que não acabou, mas reduziu viagens, festas, presentes e hotéis. Em compensação, o brasileiro tem fama de gastador, de comprometer o cartão de crédito e o cheque especial, além de rolar dívida. Por isso a economia espera crescer de 3% neste ano, à demanda reprimida por bens duráveis ou nem tanto, e à esperança que de a vacina dê segurança para viagens por aqui e ao exterior.    

Primeiro eu

O município de Augusto Corrêa, no nordeste do Estado, está na reta final para contar com a atuação, pela primeira vez, da Guarda Municipal. Os treinamentos têm contado com a colaboração de agentes da cidade vizinha, Bragança. Mas um detalhe chama a atenção: Por que colocar a residência do prefeito entre os pontos que, inicialmente, passarão a ser protegidos permanentemente pelos novos agentes?

Ponte do lixo

A nova ponte sobre o rio Tucunduba, na passagem Nossa Senhora das Graças, na Terra Firme, foi construída em arco para permitir a passagem de pequenas embarcações sob a estrutura. Seria uma via alternativa ideal para se chegar ao Ver-o-Peso, por exemplo, ou a qualquer outro ponto da cidade com margem atracável, de rabeta ou lancha. Não fosse a dificuldade de navegação nessa parte do canal, completamente entulhado de lixo.

Via internet

Desde a última segunda-feira, todas as delegacias do Pará passaram a utilizar um novo sistema de integração entre a Polícia e o Poder Judiciário. A plataforma compartilha com mais segurança e celeridade as informações dos inquéritos policiais e medidas cautelares. Além da praticidade, o novo sistema vai gerar economia. Combustível e o tempo de serviço gasto por servidores saem de cena para transporte de documentos entre os órgãos.

  • Emissoras de rádio e TV, mídias e redes sociais caíram de pau, como se diz, sobre o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, por conta de sua viagem – e ações – à Manaus.
  • É um verdadeiro “pega na mentira”. Pazuello jurou de pés juntos não ter recomendado o tratamento precoce contra a Covid-19, mas há gravações que o desmentem.
  • O que se diz é que os pacientes até agora transferidos de Manaus para Belém para tratamento de Covid-19 integram grupo supostamente infectado pela nova cepa do vírus.
  • Erramos: A Arena Amazonas, construída para jogos da Copa do Mundo, custo perto de R$ 600 milhões, não R$ 12 milhões como saiu aqui.
  • Essa dinheirama toda, isso sim, seria suficiente, segundo calculistas de plantão, para a construção de cerca de doze hospitais de alto nível.
  • A Comissão Técnica do Remo admitiu que os casos de contaminação pela Covid-19 na equipe decorreram da festa de comemoração na Doca. Pense nos torcedores…
  • De uma coisa a população pode ter certeza: o presidente e capitão Jair Bolsonaro conseguiu transformar as Forças Armadas em um saco de… pancadas.
  • Tem general comprando pijama novo para se esconder. Melhor ficar em casa para evitar o lamaçal. É a chamada “ordem unida”.
  • Mudança de comando: o jornalista Edney Martins assume a Assessoria de Comunicação do TRE amanhã, enquanto a coleguinha Renata Ferreira ocupará a vaga no TRT8.
  • Prefeito em quarto mandato, Bi Garcia vem fazendo milagres para manter Parintins, segunda cidade do Amazonas, livre da falta de oxigênio. A cidade tem UTI, como de resto nenhum município do Amazonas.
  • Acordo costurado pelo prefeito, porém, vai garantir a chegada de dez UTIS, através da empresa que instala o Linhão de Tucuruí até a cidade dos bois Garantido e Caprichoso, ou Caprichoso e Garantido, para evitar ciúme das torcidas rivais.

Estão abertas as inscrições para o seminário online “Trabalho escravo em tempos de pandemia: este vírus, ainda?”, iniciativa de Comissão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

  • O Poder Judiciário conta impressionantes 73 óbitos de servidores vitimados pela Covid-19 desde o mês de março de 2020.
  • O Brasil, até a última sexta-feira, registrou 8.324.294 contaminados e mais de 207 mil mortes. O segmento dos Oficiais de Justiça é o mais atingido.
  • O Enem da pandemia motivou o ajuizamento de 112 ações em 18 Estados, das quais apenas uma referente ao Estado Amazonas, teve sucesso.
  • O levantamento foi feito pela Advocacia-Geral da União, que criou força-tarefa para monitorar os processos envolvendo o exame.
  • A AGU contabilizou 37 ações judiciais coletivas e outras 74 individuais, desde novembro do ano passado. Até o Psol tentou impedir a realização da prova, na Justiça, sem sucesso.
  • O Hospital Ophir Loyola anuncia Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação, em caráter temporário, de 34 profissionais de nível superior e médio-técnico.
  • A Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo, traça como meta de expansão de 2021 abrir mais 500 lojas pelo Brasil, um verdadeiro recorde para o setor de franquias.
  • A marca, que faz parte do dia a dia de brasileiros de todas as regiões, conta com mais de 2,4 mil lojas espalhadas por todo o território nacional.
  • Do advogado José Carlos Lima, o Zé Carlos do PV: “No novo normal, só quem não muda são nossos políticos: fazem propaganda maior que os feitos e se preocupam primeiro com suas carreiras políticas. O resultado das políticas públicas é apenas um detalhe”.