Classes empresariais do Pará
repudiam Fórum da Amazônia

O Fórum Mundial da Amazônia + 21, organizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e pela Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), levantou a fúria do Centro das Indústrias e da Associação Comercial do Pará. As entidades acabam de disparar expediente endereçado ao presidente da Fiero, com cópias para a CNI e todas as federações da região, protestando contra a programação do evento e a escolha de palestrantes, “inspirada em utopistas retrógrados do Século XVII”, cujo pensamento deu as bases que criaram o movimento ambientalista. As duas entidades paraenses têm peso no desenvolvimento regional: juntas, elas somam mais de 250 anos em defesa da Amazônia.

Sem defesa

No documento, as entidades se dizem indignadas com base nos posicionamentos e propósitos dos palestrantes, “defensores do engessamento da Amazônia” – e descem o malho: a saraivada de críticas atinge um por um todos os temas a serem discutidos em painéis específicos, envolvendo educação, cooperação internacional, ciência e negócios. Em nenhum desses painéis os palestrantes terão contraponto, ou seja, um especialista em assuntos regionais capaz de se manifestar ao menos para dizer “isso não é bem assim…” Enfim, a classe paraense não espera que saia algo de bom desse fórum para a Amazônia.

Aviso ao eleitor

Eleitores e mesários diagnosticados com Covid-19 até o dia das eleições não precisam votar. A orientação é do Tribunal Superior Eleitoral e visa combater a propagação do vírus. Em outras palavras, quem for – ou tiver sido – diagnosticado com a doença a partir do dia 1 ou tiver febre no dia da votação não deve comparecer à zona eleitoral ou trabalhar como mesário. Mais: todos os procedimentos de segurança serão mantidos no dia da eleição.

Natal no Bosque

O segmento shopping centers de Belém terá novidades neste final de ano, além da expectativa de contratação, pelo Bosque Grão-Pará, de 450 trabalhadores. Outra expectativa vem com novos negócios: Casas Bahia, Cobasi, Live!, Camarão & Cia e Bio Mundo e a Camicado, para o antigo espaço das lojas do grupo Restoque. Por conta da pandemia, Papai Noel não descerá no Grão-Pará em dezembro, mas o superintendente Daniel Vieira (foto) anuncia a introdução de tecnologias para marcar o período

Divulgação

Pau oco

Na opinião dos alguns ambientalistas, o governo do Presidente Jair Bolsonaro adota todas as medidas capazes de enfraquecer o bioma amazônico ao dar  apoio aos garimpos e madeireiros ilegais; fechando os olhos para as queimadas em diversas regiões do País; alterando a lei de defesa dos manguezais; permitindo a pesca da sardinha em Fernando de Noronha e deixando de punir com rigor crimes ambientais. Ora, o então deputado Jair Bolsonaro chegou a ser multado por pescar em local impróprio. Pau que nasce torto…

Mentira e verdade

O Congresso dos EUA reuniu Facebook, Google e Twitter para estabelecer limites e garantir regras básicas de convivência saudável   e pacífica – se é que isso é possível nas redes sociais. A ideia é garantir o controle sobre a disseminação de fake news, inclusive com a abertura dos conteúdos de alguns hackers, mas isso feriria a Quinta Emenda. Ao final, entendeu-se que os sites não são responsáveis pelos conteúdos publicados e fica garantida a liberdade de expressão. Cabe ao leitor peneirar e apagar falsas notícias.  

Conta em aberto

Um fundo de investimentos de São Paulo – Capitalys Fundo de Investimentos – está cobrando mais de R$ 3 milhões do Hospital São José, localizado em Castanhal, área metropolitana de Belém. O fundo de investimento alega que a direção do hospital criou uma associação para evitar a execução, mas o credor pediu a desconsideração da pessoa jurídica do hospital e o bloqueio de bens dos sócios. É grave a situação da saúde no Pará.

Disputa de raiz

Pesquisas feitas nas duas últimas semanas apontam que Renato Oliveira, do PL, apoiado pela família Barbalho, e Raimundo Nonato, do PSDB, atual prefeito, devem polarizar a disputa pela Prefeitura de Bragança nas eleições do próximo dia 15. No município, o PRB teve toda sua chapa impugnada por conta de irregularidades no registro de candidatura. Contam os botos do rio Caeté que Raimundo tem vantagem sobre Renato – e ninguém ficará surpreso se renovação da Câmara acabar batendo a casa dos 70%.

Fora da disputa

A Justiça Eleitoral indeferiu o registro da candidatura de Jonas Sousa a prefeito de Ulianópolis. O pedido de impugnação foi requerido à Justiça pelo Ministério Público Eleitoral em razão de condenações transitadas em julgado no TCE. Com efeito, a coligação substituiu o nome de Santos, que é ex-prefeito, pelo da vereadora Marta Resende, até então sua vice na chapa.  O nome de Marta Resende sofre grande rejeição no meio do funcionalismo público local.

Caneta impiedosa

Em 2013, quando o fazendeiro Davi Resende foi afastado do cargo, a então presidente da Câmara assumiu a prefeitura e, de uma tacada só, demitiu vários servidores. Por outro lado, a candidata Kelly Destro, que ficou em segundo lugar nas eleições municipais de 2016, segue fazendo campanha normalmente e aparece na frente em todas as pesquisas de intenção de voto.

  • Nas eleições municipais do próximo dia 15, dia em que se comemora a Proclamação da República, o horário das 7h às 10h é preferencialmente para eleitores acima dos 60 anos.
  • A redução dos casos de malária rendeu a Oeiras do Pará prêmio que coloca o município no seleto grupo dos cinco da América Latina de “Campeões contra a Malária nas Américas” em 2020.
  • De quase 11 mil casos em 2018, Oeiras registrou pouco mais de mil casos em 2020, saindo da condição de terceira maior área endêmica de malária para a 27ª posição.
  • A combinação de resfriamento das águas do Oceano Pacífico com o aquecimento do Oceano Atlântico irá manter o quadro de chuvas, raios e rajadas de vento em Belém até a chegada do inverno, em dezembro.
  • A Companhia Siderúrgica Nacional irá investir mais de R$ 1 bilhão na instalação de uma fábrica de cimento em São João de Pirabas, nordeste do Estado.
  • A CNS promete gerar mais de 12 mil empregos na instalação e 2,5 mil empregos na fase de funcionamento do empreendimento, anunciada como maior fábrica de cimento no Pará.
  • O atraso na instalação da Comissão Mista de Orçamento, devido a impasse político no Congresso, ameaça deixar a União sem base legal para custear o funcionamento dos órgãos públicos e pagar salários e aposentadorias a partir de janeiro.
  • O Hospital Santo Antônio, de Alenquer, oeste do Pará, recebeu equipamento de Raios-X móvel da Mineração Rio do Norte por conta dos seus 53 anos de atividades.
  • Outros produtos e equipamentos integram o pacote de presentes para reforçar a infraestrutura do hospital, que atende mensalmente mais de 7 mil pacientes.
  • Quem diria: o Sampaio Corrêa, time maranhense que ano passado era uma espécie de saco de pancadas de Remo e Paysandu, está em 7° lugar na Série B, bem acima de times tradicionais como Guarany, Vitória da Bahia, Cruzeiro e Figueirense.
  • Muitos igarapés localizados às proximidades de Castanhal estão sofrendo grave açoreamento, devido ao desmatamento indiscriminado.
  • Produtores rurais não estão preservando as matas que ficam às margens, como determina o Código Florestal, e não há quem fiscalize. Quem sofre é o já combalido meio ambiente.