Segundo ensaios de laboratório da UFPA, o material usado na confecção da corda que vai às ruas neste ano é 10% superior ao sisal, usado das vezes anteriores, quando o artefato era produzido no Rio Grande do Sul/Fotos: Divulgação.  

Esse povo fala pelos cotovelos: não é verdade que a corda do Círio deste ano sucumbiu ao teste de resistência, aliás, ao teste de carga. O artefato, um dos mais emblemáticos do Círio de Nazaré, feito pela primeira vez por uma empresa paraense – a Companhia Textil de Castanhal, através dos laboratórios da UFPA -, passou altivamente pelos testes. Anteriormente, a corda era confeccionada por uma empresa do interior do Rio Grande do Sul.

Um protótipo de 50 metros de corda foi produzido e submetido ao teste de carga, o que garante a produção, sem riscos e com mais segurança do que a corda anterior, dos 800 metros que serão utilizados nas procissões, divididos em partes e com as adaptações pertinentes às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.

Santa providência

A corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma enchente na Baía do Guajará alagou a orla desde próximo à Feira do Ver-o-Peso até a Igreja das Mercês, durante a procissão, interrompendo o tráfego da berlinda.

A ideia então foi desatrelar a berlinda dos animais de tração, mas um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem, incorporando-a às festividades, fato que acabou criando um elo entre as celebrações à Virgem e os fiéis (Com g-1).

Papo Reto

  • Sem querer falar mal, mas o Banpará é o banco mais desonesto da face da terra. Chega a ser vergonhoso.
  • A empresa contratada para cobrança jamais encaminha os boletos em dia e o banquinho segue faturando com taxas e juros por atraso de pagamento.
  • O governador Tarcísio Freitas, de São Paulo (foto), sancionou projeto de lei que aumenta o salário médio dos policiais em 20%. A iniciativa do governo passará a valer a partir do dia 1º de julho.
  • A Polícia Federal prendeu três suspeitos de tentar embarcar explosivos em voo no Aeroporto Internacional de Belém.
  • Levantamento aponta prejuízo de R$ 1,2 bilhão com roubo de cargas no Brasil, mas, vale ressaltar, o crime registrou queda de 9,1% em todo o território nacional, entre 2021 e 2022.
  • A Agência Nacional de Saúde Suplementar fixou em 9,63% o teto para reajuste de planos de saúde individuais.
  • A atual fórmula para cálculo do reajuste vem sendo aplicada desde 2019 e é influenciada principalmente pela variação das despesas assistenciais do ano anterior.
  • Uma vacina contra a esquistossomose, desenvolvida pela Fiocruz, estará disponível no SUS em 2025. 
  • Preços elevados obrigam o consumidor brasileiro a reduzir o consumo de proteínas.
  • A participação da carne bovina, que era de 43,1% no primeiro trimestre de 2021, agora está em 39%; já a carne suína subiu de 4,6%, no primeiro trimestre de 2021, para 7,6% em 2022 e para 9,1 neste ano.