Hospitais confirmam
novos casos de Covid-19

Ainda bem que o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde se manifestou sobre o aumento de casos de Covid-19 na capital paraense, conforma a coluna anunciou no último domingo, ao mesmo tempo em que a Secretaria de Saúde do Estado dava o caso como “normal”. Ontem, a Secretaria de Saúde de Belém se disse surpreendida com o “conteúdo alarmista” das informações que apontavam crescimento de 110% dos casos, mas os fatos estão aí. Pelos dados da Sespa, aliás, que contestou a informação dos hospitais particulares, as mortes decorrentes da doença no Pará aconteceram no interior.

Diagnóstico por plantão

A “responsabilidade diagnóstica” na Unimed Belém está à mercê da sorte. Há médicos tão perdidos em suas decisões quanto baratas tontas – o que, deve-se convir, representa uma ameaça a qualquer paciente, seja ele adulto ou criança. O corporativismo da classe atropela o bom senso e quem padece são os pacientes, que pagam religiosamente o plano de saúde para assistir a “escola de samba” que se tornou o atendimento particular. Só isso explica a emissão de dois diagnósticos diferentes em dois turnos de trabalho – isso mesmo: um diagnóstico por plantão!

Pirrique coletivo

Dezessete dos 24 atletas do Rio Branco (AC), que jogaram em Bragança, na última segunda – e perderam de virada para o Bragantino -, foram vítimas de uma espécie de intoxicação alimentar decorrente, supostamente, do consumo de açaí. O mais atingido foi o goleiro Bruno, aquele (foto)… Episódios como esses estão nos anais de futebol brasileiro anos a fio, inclusive vitimando atletas do Paysandu, lá pelos idos de 1965. Amanhã, o Bragantino joga no Acre – e todo cuidado é pouco.

Divulgação

Futuro do Marajó

A ministra Damares Alves anunciou o conjunto de compromissos do Plano de Ação do Programa Abrace o Marajó 2020-2023 voltados para a geração de empregos e promoção da melhoria da dignidade, educação e saúde da população da região. O plano será executado nos próximos três anos, prevê produzir um novo olhar sobre o território e servir de guia para o desenvolvimento. Segundo a ministra, trata-se de “um roteiro” para o resgate da histórica dívida regional que envolve mais de 110 ações, em quatro eixos.

Saúde em cheque

O Ministério Público instaurou inquérito para apurar denúncia sobre o funcionamento do Hospital São José, em Castanhal, no auge da pandemia. As informações relatam que a casa de saúde não oferecia condições de atendimento por falta de equipamentos e leitos, mas, mesmo assim, a direção do hospital recebeu vultosas somas  do Estado. Integrantes do Conselho Municipal de Saúde foram impedidos de entrar nas dependências do hospital para fiscalizar as condições internas. 

Volta ao trabalho

O TRT retomou segunda-feira as atividades presenciais, com a volta ao trabalho dos servidores da área judiciária, no percentual de 30%. No dia 30 de novembro, será a vez da área administrativa, também no percentual de 30%. Neste dia, a área judiciária amplia em 50% o percentual de servidores atuando presencialmente e, no dia 7 de janeiro de 2021, ocorre a retomada de 50% da área administrativa e a área judiciária permanece com 50% do seu quadro funcional. O retorno integral está previsto para o dia 18 de janeiro de 2021.

Moeda do traidor

Pesquisadores localizaram em uma coleção particular, na Europa, uma das três moedas de ouro cunhadas em 42 anos A.C em comemoração ao assassinato de Júlio César. Em um dos lados da moeda, o rosto de Marcus Junius Brutus, um dos assassinos do imperador romano; no outro lado, a imagem de duas adagas, tendo ao centro desenho de um tipo de boné que era dado aos escravos romanos livres. Como se vê, o assassinato de um dos imperadores mais famosos de Roma foi festejado naquela época.

Mão aberta

O maior doador de recursos para candidatos nestas eleições atende pelo nome de Eugênio Mattar, que vem a ser CEO da Localiza, com o montante de R$ 1,2 milhão, distribuídos para quatro candidatos a vereador e um candidato a prefeito, todos filiados ao Partido Novo, em Belo Horizonte (MG). Dados do TSE divulgados ontem apontam que as doações de pessoas físicas já ultrapassam a marca dos R$ 140 milhões. Até o momento, mais de 40 mil pessoas já doaram dinheiro para candidatos ou mesmo para diretórios de partidos.

Nó górdio do emprego

Os economistas que apostavam na queda do PIB brasileiro à base de 9% neste ano quebraram a cara com os números divulgados pelo do Banco Central apontando 5%, com previsão de recuperação na economia em 2021 de mais de 3%. O difícil agora é gerar 13 milhões de emprego e torcer para que a vacina contra a covid-19 traga os efeitos desejados, o que faria a economia crescer ainda mais e o País sair literalmente da UTI.

· O STF confirma: o eleitor não pode ser impedido de votar, caso não tenha em mãos o título de eleitor, sendo obrigatória somente a apresentação de documento oficial com foto.

· A OMS acredita que a imunização em larga escala contra a Covid-19 não irá acontecer em 2021. A maior parte da humanidade terá que esperar para receber o medicamento a partir de 2022.

·  Desperdício: ônibus da Secretaria de Meio Ambiente do Estado reformados  e colocados para funcionar na gestão passada estão todos abandonados sob sol e chuva.

· Na apuração do TCU sobre o dinheiro aplicado pelo Exército Brasileiro na intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, algumas despesas chamaram a atenção.

·  Uma delas se refere à manutenção de veículos no Grupamento de Apoio de Belém do Pará, que fica bem longe das operações de Garantia da Lei e da Ordem. 

· Há muitos anos a venda de cerâmica utilitária em Icoaraci não esteve tão aquecida como agora, a ponto de as olarias estarem com a produção vendida dos próximos 60 dias.

· O que estava ruim tende a piorar. O INSS substituiu o atendimento presencial pelo remoto e a carteira profissional azul de papel pela Carteira de Trabalho Digital.

·  Os dois tipos de carteira têm sido utilizadas porque é preciso que as empresas, inclusive patrões domésticos, façam a inscrição no eSocial até o próximo ano. A partir de 2021 somente a carteira digital será aceita.

· A Escola Judiciária do TRT 8 tem novos dirigentes. O desembargador Walter Roberto Paro e a juíza titular da 7ª Vara do Trabalho de Belém, Nazaré Rocha foram eleitos para os cargos de diretor e vice-diretora, respectivamente.

· As fachadas do Teatro do Sesi e a unidade Sesi Almirante Barroso ganharam intervenção artística na última semana dentro d programa Cultura de Fé.

·  A intervenção mostra elementos marcantes do período do Círio e leva a assinatura da artista visual Roberta Carvalho, com direção artística e o light design de Dhiego Lessa.

·  O governo do Pará alterou o ponto facultativo do dia 28 de outubro, referente ao Dia do Servidor Público, para o dia 30 de outubro.

· A decisão altera o serviço dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado.

Deixe o seu comentário