Pelo andar da caravana, a esperança será a primeira morrer nessa insossa campanha do deputado federal Beto Faro ao Senado, em que pese o anunciado apoio do governador Helder Barbalho. Em visita a dois municípios do Marajó, nesse final de sema, a Caravana da Esperança, cuja panfletagem, em alguns casos, prevê a presença do ex-presidente Lula, deu sinais de que agoniza. Em Breves e Soure, Lula, por óbvio, não apareceu, mas sim a ex-governadora Ana Júlia, além de figuras carimbadas do PT, nenhum com densidade capaz de despertar a atenção do povo marajoara, habituado, nos últimos meses, a ministra do governo Jair Bolsonaro, Damares Alves, quando não o ‘caboclo’ Mário Couto.
Sem faro para disputa
Para se ter ideia do desinteresse para com a Caravana da Esperança, em Breves, maior município da região, com mais de 103 mil habitantes e IDH 0,503, considerado baixo, havia mais gente na mesa de debates do que na plateia. Em Soure, 25,5 mil habitantes e IDH 0615, considerado médio, a reunião ocorreu na residência de um ex-vereador, candidato derrotado em diversas eleições para prefeito, por absoluta falta de público. Assim: os cartazes que anunciam os eventos sugerem mais esperança do que a caravana, o que, cada vez mais, empurra o PT a uma reflexão sobre falta de faro para uma disputa ao Senado.
Pega na mentira
Extraído do Blog do Nelson Vinencci: “O deputado Beto Faro, aquele que, no comando da Fetagri, foi preso acusado de facilitação da grilagem, segue sua sanha de enganar o povo para tentar levar gente às reuniões fracas que está realizando no interior, onde junta mais cadeiras vazias do que militantes. A enganação consiste em divulgar massivamente a presença de Lula nos municípios. O material publicitário mostra uma foto de Lula e em baixo a frase “está chegando ao município tal”. Alguns desavisados se dirigem ao local e quando não encontram Lula, nem a sombra dele, ficam ainda mais indignados…”