Porto da CDP, em Barcarena: exigência de apresentação de antecedentes criminais de caminhoneiros provenientes de outros Estados/Fotos:CDP

Denúncia encaminhada ao Sindicato dos Transportadores Autônomos aponta que a Companhia Docas do Pará passou a exigir a apresentação de atestado de antecedentes criminais para permitir a entrada de veículos provenientes de outros Estados para operações de embarque e desembarque de cargas no Porto de Barcarena.  A medida adotada pela CDP está provocando grande insatisfação entre os caminhoneiros por ser a única companhia do segmento no País a proceder dessa maneira.

Dois pesos e duas
medidas de avaliação

Ao passo em que exagera na burocracia em se tratando de caminhoneiros de fora do Estado, a CDP parece fazer pouco caso dos veículos sucateados que operam na área do porto, com componentes alterados com relação à capacidade de carga, licenciamento vencido e outras irregularidades, fazendo crer que usa dois pesos e duas medidas para avaliar quem pode ou não ingressar nas dependências do porto.

Itaituba exige
atestado de vacinação

O Sindicato dos Transportadores Autônomos do Pará enfrenta um obstáculo inusitado para o trabalho dos seus associados em Itaituba, região oeste do Pará. As autoridades sanitárias do município exigem atestado de vacinação para entrada em restaurantes, bares e similares. Quer dizer, caminhoneiro que chega à Itaituba não tem onde se alimentar se não estiver vacinado contra a Covid-19.

Desabastecimento
de combustível à vista

A Brasilcom, associação das distribuidoras de combustíveis, alerta para uma possível falta de combustível a partir de novembro, haja vista que a poderosa Petrobrás, sempre de olho no lucro e, claro, sem ouvir ninguém, do insumo. É mais combustível para inflamar a insatisfação dos caminhoneiros cortou parte da oferta de gasolina e diesel no próximo mês, aumentando o risco de escassez, que ameaçam paralisar o setor no próximo dia 1º de novembro com a alta de preços.

Estado de greve

Em “estado de greve” desde sábado, representantes de caminhoneiros afirmam que eventual paralisação ocorrerá principalmente em Santos, caso não haja resposta do governo acerca de reivindicações, principalmente a queda do preço do diesel. “Se não houver resposta concreta em cima dos direitos dos caminhoneiros autônomos, no dia 1º de novembro o Brasil todo ficará parado”, dizem.

  • Os Neves – Nilton, pai e deputado, e Túlio, filho e vereador -, se auto-intitulam “donos” da emissão de RG. Nilton Neves é delegado de Polícia.
  • Crise? Mais de 10 milhões beneficiários ainda não procuraram a Caixa para sacar o fundo PIS-Pasep a que têm direito. Vale lembrar: os valores que não forem retirados até 1º de junho de 2025 serão transferidos à União.
  • Acredite: até tráfico de aranhas pelos Correios a Polícia Federal desbaratou no Espírito Santo e Rio de Janeiro.
  • O Ministério da Saúde jura de pés juntos que todos os brasileiros estarão imunizados contra a Covid-19 até o fim deste ano.
  • Oremos para que a moda não pegue. O assassinato de David Amess, em Essex, Inglaterra, durante um encontro evangélico, foi declarado ato terrorista. 
  • Apesar de registrar, pela primeira vez durante a pandemia, mais de mil mortos em um dia, a Rússia descartou aplicar restrições mais severas de controle social.
  • As inovações brasileiras que destravam negócios tradicionais viraram sonho de consumo e principal aposta de um dos mais poderosos fundos de investimento do planeta, o conglomerado japonês SoftBank.