Moradores se assustaram com a ‘cheia’, mas o certo é que o comprometimento da malha de esgotos decorre da quantidade de lixo despejada nas esquinas do distrito sem recolhimento regular, a exemplo do que acontece na RMB/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.

O senador Jarbas Passarinho costumava dizer que ‘a gratidão é um fardo que se despacha na primeira esquina’ – e levava a máxima tão a sério que a tinha afixada em um quadro na parede do gabinete de trabalho, em Brasília. Nos dias de hoje, invertendo a lógica do senador, a esquina – nesse caso, tratada no plural da Região Metropolitana de Belém – é o lugar de ‘despacho’ de tudo que o representa a gestão Ed 50: lixo.

O Distrito de Icoaraci experimentou, ontem, durante e depois da chuvarada que se abateu sobre a vila, a sensação de que estava se afogando; e esteve perto disso. A chuva botou no fundo não mais, como antes, apenas a periferia, mas também a região central do distrito, revelando a flagrante ausência da desastrosa administração municipal: a falta de manutenção da malha de esgotamento pluvial, que colapsou 100%.

Cada vez aumenta mais

Ultimamente, os alagamentos têm aumentado na vila, assustando moradores como o Manoel Porfírio, 70 anos: “Nunca tinha visto Icoaraci no fundo desse jeito; tem alguma coisa errada”, reclamou. A chuva começou por volta das 15 horas e seguiu, sem trégua e impiedosa, proporcionando um espetáculo dantesco ao empurrar aleatoriamente o lixo acumulado nas esquinas, inclusive nos pontos mais altos.

A rede de esgotos, totalmente colapsada, é o retrato de uma gestão que não sabe a que veio, mas planeja seguir, ante a boa vontade da população e aos olhos vendados dos órgãos de fiscalização, nesse caso, o Ministério Público e o Tribunal de Contas, a quem faz ouvidos de mercador, sem cerimônia.

Qualquer semelhança com a máxima do senador Jarbas Passarinho não será mera coincidência.

Papo Reto

  • Alguns magistrados já começam a considerar que o garantismo – exagerar na proteção a criminosos – de alguns juízes não passa de corrupção camuflada.
  • A Procuradoria-Geral da República invocou imunidade parlamentar para rejeitar pedido de investigação contra Nikolas Ferreira por transfobia.
  • A procuradora Lindôra Araújo (foto) afirmou que ‘exagero na utilização do vocábulo não se sobrepõe’ à liberdade de expressão dos deputados.
  • Com a volta do ICMS, dia 1 de junho, aos preços da gasolina, tem-se como certo que haverá um acréscimo de 14 a 16 centavos no preço final do combustível ao consumidor paraense.
  • As fontes renováveis respondem por 91,4% da energia gerada até abril. O percentual supera o resultado apurado para o mesmo período do ano passado (87,8%), diz o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
  • O Paraná vai investir R$ 46,1 milhões para fortalecer e ampliar as ações de ciência e tecnologia. Que inveja!
  • O Irã ameaça o mundo com um míssil destruidor que percorre 2 mil quilômetros e leva “apenas ” 1,5 mil quilos de bombas.