Vendedores de peixe do Mercado de Benevides relatam queda de até 70% nas vendas por conta da retração nas vendas/Divulgação

Com Brenno Cardoso

Lei municipal foi sancionada na última quinta-feira, com um detalhe: benefício não poderá contemplar trabalhadores que possuam algum tipo de relação de parentesco de até terceiro grau com a prefeita, vice-prefeita, secretários  ou vereadores.

Divulgação

A prefeita de Benevides, Luziane Solon (foto), sancionou a lei que concede auxílio financeiro para peixeiros do município por conta da queda nas vendas devido à repercussão sobre os casos da chamada doença “urina preta”. Apesar de nenhum caso da doença ter sido notificado em Benevides, os peixeiros relatam queda de até 70% nas vendas, comprometendo o orçamento familiar.

 O auxílio financeiro concedido será disponibilizado apenas para peixeiros que exerçam atividades comprovadas no município e que não tenham nenhum outro tipo de renda. Não será concedido a peixeiros que possuam algum tipo de relação de parentesco de até terceiro grau com a prefeita, vice-prefeita, secretários municipais ou vereadores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fará o credenciamento dos interessados até o dia sete de novembro. O repasse de R$ 2 mil será pago em parcela única.  

Segundo a prefeita Luziane Solon, a medida prevê ajudar famílias e fortalecer a economia do município. Muitos benevidenses sobrevivem da economia do comércio local, então, se as vendas caem, toda a cadeia é afetada. “Com esse auxílio contribuímos com a renda de famílias e continuamos a girar a economia”. 

 O feirante que comercializa peixes deve procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e apresentar a documentação necessária – RG, CPF, comprovante de residência, carteira de manipulação emitida pelo Vigilância Sanitária, alvará de funcionamento e comprovante de cadastro na prefeitura. 

Após o credenciamento, os vendedores devem aguardar o chamamento para a entrega dos documentos. O dinheiro será pago na conta informada por cada vendedor e em seguida será realizada a capacitação de boas práticas e manipulação de alimentos.

Deixe o seu comentário