Noves fora essa pesquisa do Ipec divulgada ontem, que vira o cenário político referente à disputa ao Senado de ponta cabeça – não por acaso colocando o distinto eleitor na mesma posição -, o ex-prefeito Manoel Pioneiro tem motivos de sobra para comemorar o resultado da terceira pesquisa Doxa, divulgada na última semana, que o coloca na ponta da disputa na Região Metropolitana de Belém, muito embora eleição ao Senado não dependa exclusivamente dessa região, mas do Estado.
Para clarear as ideias: segundo o Ipec, Mário Couto aparece em primeiro lugar, com 15%, seguido de Beto Faro, que teria saltado cerca de cinco pontos percentuais para 12%, Flexa Ribeiro, com 9% e Delegado Jardel, com 8%, acomodando Manoel Pioneiro no último e esquisito lugar na relação com levantamentos anteriores, com 7% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Pelo estudo, o salto de Beto Faro nem dependeu da visita de Lula, mas, talvez, de alguma forma, do governador Helder Barbalho – bons entendedores entenderão.
Salto quântico
Pelo levantamento da Doxa, somente na Região Metropolitana de Belém, o ex-prefeito de Ananindeua aparece com 17%, Mário Couto com 11,5%, Delegado Jardel com 9,8%, Beto Faro com 8,9% e Flexa Ribeiro com 8,5%. Para quem apostava todas as fichas na visita de Lula, o salto de Beto Faro no levantamento mais recente pode ser considerado quântico, muito mais que esquisito ou surpreendente, uma vez que não haveria tempo hábil para medir nada nesse sentido. Não à toa, aponta para suspeitas de que a ordem é tirar Manoel Pioneiro de cena, ainda que ‘maltratando números’.
Disputa acirrada
Pelo sim, pelo não, a chamada República de Ananindeua identifica resultados positivos no planejamento eleitoral traçado para eleger Pioneiro, Alessandra Haber e o vice-prefeito Eric Monteiro, que aparece como um dos favoritos à vaga na Assembleia Legislativa. Segundo o estudo da Doxa, a sondagem para deputado federal na Região Metropolitana de Belém aponta disputa acirrada pelo primeiro lugar entre o deputado federal Eder Mauro e a primeira dama Alessandra Haber, que vem assombrando alguns figurões do MDB.