A liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato; quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento/Fotos: Divulgação.

As prestadoras poderão planejar a expansão de suas redes e divulgar aos consumidores as ativações nas áreas liberadas.

A partir do dia 30 de maio de 2023, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G nesta faixa em mais 459 municípios, segundo deliberação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz. No Pará, o serviço atingirá Belém, Inhangapi, São Francisco do Pará, São João da Ponta, Sapucaia, Barcarena e Bujaru.

Com a decisão, 1.423 municípios passarão a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 138 milhões de brasileiros, o que corresponde a 64,7% da população do Brasil.

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o Grupo disponibiliza painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado para as próximas liberações.

 Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

A decisão tomada segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a entidade administradora da faixa de 3,5 GHz já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite, tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Televisão aberta

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal que recebem sinal por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.

Agendar é preciso

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos.  Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas na faixa, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel. Segue abaixo a lista com os 459 municípios em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz.

Papo Reto

  • Incomodado com a baixíssima capacidade arrecadadora da Arcon, o governador Helder Barbalho estaria disposto a operar mudanças no comando da Agência, dizem.
  • O que estaria por trás da incomum movimentação pela venda de postos de gasolina na Região Metropolitana de Belém?
  •  Não será no Mangueirão, como se chegou ventilar, mas no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o último amistoso do Brasil – contra o Chile – antes da Copa Feminina de Futebol. Coitado do Mangueirão.
  • O mundial começa em 20 de julho e quatro dias depois a nossa seleção estreia contra o Panamá.
  • Cerca de 6 mil policiais rodoviários federais vão usar câmeras a partir de 2024, mas os testes práticos começam já em novembro deste ano.
  • Conforme anunciou, a Petrobras renovou o pedido para explorar petróleo na foz do Amazonas.
  • A companhia alterou os planos de emergência para possíveis casos de vazamento na perfuração dos poços.
  • O esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente teria “quase tudo a ver” com a intenção do governo Lula em liberar a exploração.
  • A prévia da inflação fechou maio a 0,51% e acumulado dos últimos 12 meses cai para 4,07%.
  • A considerar os últimos 12 meses, a alta do IPCA-15 foi de 4,07%, resultado dentro da meta inflacionária do País, que atualmente é de 3,25%.
  • O Nubank anunciou limite adicional para transações via Pix no crédito.
  • Significa que os clientes passam a poder realizar transferências Pix com o cartão de crédito, deixando o limite regular livre para outras compras.