Trecho da BR-316 fica intransitável durante as chuvas e complica a mobilidade tanto para entrada quanto para a saída de Belém.  No ponto crítico, o governo planeja construir mais um viaduto e essa seria a única solução aparente/Divulgação

As promotorias de Justiça do Ministério Público em Ananindeua e Marituba retomaram os procedimentos extrajudiciais para tentar resolver os problemas relacionados aos alagamentos na BR-316, principalmente entre o Posto de Fiscalização do Detran e a entrada da Alça Viária, ponto de limite entre os dois municípios. O complicador é o que o MP chama de Igarapé Uriboca que, assoreado e com as fortes chuvas transborda, encobre as pistas de rolamento da rodovia atingindo o trecho inicial da avenida Independência, no lado oposto, gerando caos e paralisando o trânsito. A decisão do MP decorre do fato que recomendações nesse sentido feitas em agosto deste ano resultaram infrutíferas – nem a Prefeitura de Ananindeua, nem a de Marituba deram respostas satisfatórias. Afinal, trata-se de um problema do governo do Estado.

Ninguém entra, ninguém sai

O nó górdio está no BRT Metropolitano, que parece avançar um passo e recuar dois, principalmente depois da saída da Odebrecht do projeto e apesar da contratação de outra empresa. Ao estreitamente das pistas exigido para as operações de construção se juntam as chuvas intensas, o tráfego desordenado e a falta de fiscalização constante. Quando as águas do igarapé sobem, ninguém entra, e ninguém sai de Belém por conta de engarrafamentos além dos habituais na rodovia. No trecho crítico dos alagamentos o governo planeja construir um viaduto e essa parece ser a única solução a vista.

Usina de Biogás deve entrar
em operação em sete dias

O Grupo de Apoio Técnico do MP fez nova vistoria na Central de Processamento e Tratamento de Resíduos, onde está em curso a instalação da Usina de biogás do Aterro Sanitário de Marituba.  A montagem dos equipamentos mecânicos e eletrônicos da usina está sendo monitorada por  técnicos da empresa fabricante que vieram da Itália por 15 dias, período da chamada operação assistida do sistema de extração e queima do biogás. A

previsão é de que na próxima semana a Usina de Biogás entre em operação integral, reduzindo os odores emanados do aterro sanitário e os transtornos à da RMB.

Exportação de madeira
na pauta de embaixadores

A Associação Comercial do Pará e a Embaixada da Bélgica receberam ontem representantes da colônia belga em Belém, de entidades empresariais do Estado e os embaixadores da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, da Irlanda, Seán Hoy e de Luxemburgo, Carlo Krieger. O ponto alto da reunião foi o relato do presidente da Aimex,  Eduardo Leão, e do vice-presidente da Fiepa e presidente do CIP, José Maria Mendonça, segundo o qual a maioria do setor madeireiro no Pará trabalha de forma legal e que o grande problema é a falta de liberação das cargas por parte do Ibama.

Rastreamento através de DNA

Os dois empresários convidaram os embaixadores para conhecerem, em outra oportunidade, o projeto de rastreamento de madeira por DNA, que está sendo implantado pela Aimex e Fiepa e ouviram do embaixador belga a informação de que as indústrias de bens finais de madeira na Europa também estão se ressentindo dos atrasos nos embarques de madeira paraense e que espera que o governo brasileiro e os madeireiros do Pará resolvam o impasse o mais breve possível.

Compulsória

Sessão especial marca despedida do conselheiro Nelson Chaves no TCE

Veja reportagem

Papo Reto

  • O juiz de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas, Raimundo Rodrigues Santana, bateu o martelo: sacolas plásticas biodegradáveis devem ser distribuídas gratuitamente pelos supermercados.
  • O problema é que o magistrado não determina a quem caberá fiscalizar a medida. Na boca do caixa, os supermercados se justificam, inclusive vendendo sacolas com a logo do governo do Estado.
  • Alguém precisa esclarecer o que aconteceu com o Portal da Transparência que, pelo visto, não detalha mais os produtos adquiridos pelo governo do Estado.
  • Será que é jogada combinada com os fornecedores ou  deliberada ação para esconder o que, de fato, está sendo comprado?
  • A Assembleia Legislativa promoveu sessão solene, hoje, proposta pela deputada Nilse Pinheiro, para comemorar os 70 anos da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, a Faepa.
  • Aliás, na manhã de hoje, o Grupo Zeppone inaugurou sua primeira planta industrial, como sede em Benevides, Região da Grande de Belém, para processamento de polpas de frutas.
  • O governo britânico autorizou as vacinas dos laboratórios chineses Sinovac e Sinopharm, além da indiana Covaxin, enquanto o Reino Unido libera viajantes imunizados com a Coronavac.
  • A China relata surto de peste suína africana na Ilha de Hainan, mas a doença, dizem, é “inofensiva” para seres humanos.

Charge do Dia