Se é verdade que a Igreja Católica não se envolve em política, o bispo da Diocese de Bragança, Dom Possidônio da Mata, caiu em pecado, como se diz, a julgar pelas informações chegadas à redação da coluna. Dom Possidônio, nomeado pelo Papa Francisco e ocupando o cargo desde abril deste ano, teria reunido setores importantes da diocese com a recomendação de que orientem votação maciça em um dos candidatos à Presidência da República, o ex-presidente Lula da Silva.
Tudo bem não fosse ele bispo – convenhamos, como cidadão, Possidônio da Mata tem livre arbítrio. Ocorre que o bispo Possidônio da Mata ainda não disse a que veio na Diocese de Bragança, onde os problemas criados na gestão dos equipamentos da Igreja seguem sem solução aparente, mas com efeitos colaterais jamais vistos na comunidade católica, praticamente dividida com a chegada à região da Comunidade Tridentina, inclusive com a construção de um templo em Bragança.
Repercussões no clero
Segundo fontes da coluna, o posicionamento declarado do bispo Dom Possidônio da Mata teve repercussões no próprio clero, inclusive entre congregações prestigiosas fora do Pará, especialmente as mais conservadoras da Igreja Católica. Adepto da Teoria da Libertação – em Belém tem quem considere Possidônio da Mata ‘terrivelmente esquerdista’ -, o bispo teve nessa empreitada política seu primeiro ato de destaque à frente da diocese, e não foi exatamente o que dele se esperava na região, onde a Igreja se mostra fragilizada e insegura.
“Hipócrita”
Em meio ao debate que se seguiu após a orientação política do bispo, com sobras para o padre Raimundo Elias, Cura da Sé, que o acompanhava na peroração, Possidônio chegou a ser chamado de ‘hipócrita’, resultando em uma revolta tão constrangedora que a própria organização do Círio local está ameaçada, esvaziada pelos diretores que se dizem cada vez mais decepcionados com a Igreja na região.
De mal a pior
A coluna não conseguiu localizar o bispo Possidônio da Mata, mas seus novos opositores na cúpula da Igreja Católica, influentes clérigos de congregações e até prelados na própria CNBB Norte 2 são unânimes em observar que o bispo ‘tornou pior o que já estava ruim’.
Papo Reto
- Ex-secretário de Jatene e homem ligado ao agronegócio, Nilo Noronha (foto) segue as diretrizes políticas do ex-governador e declara voto nas eleições do próximo domingo.
- Os presidentes do Conselho Federal, Beto Simonetti, do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados, Felipe Sarmento, e o diretor-geral da Esa, Ronnie Duarte estão em Belém.
- Hoje, a partir das 19 horas, no Theatro da Paz, o grupo participa da solenidade de 90 anos da OAB Pará.
- Tempos estranhos: além de se negar a investigar supostas fraudes nas inserções de rádios, alegando “falta de provas criveis”, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ameaçou processar Bolsonaro por “possível cometimento de crime eleitoral”.
- A Copa do Mundo ainda não mobilizou pequenos negócios, segundo constatação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
- Além da crise econômico-financeira, agravada com os efeitos da pandemia, como diagnostica o Sebrae, o acirramento da campanha eleitoral também tem pesado no processo.
- O Catar retirou todas as exigências relacionadas a teste de Covid-19 para torcedores do Mundial de Futebol. Para quem ainda não está ligado, a Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro.
- A Anvisa aprovou o terceiro produto de terapia avançada para tratamento de câncer, a partir de células geneticamente modificadas.
- O método apresentou segurança e eficácia no tratamento de pacientes em recidiva e refratariedade para linfomas graves.