A corrida para aquisição de planos de saúde no País começou logo depois do advento da pandemia de Covid-19 e segue em alta. No Pará, por exemplo, planos ganharam quase 35 mil novos clientes nos últimos doze meses/Divulgação.

Levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Anvisa aponta que os planos de saúde ganharam 1,9 milhão de novos beneficiários desde junho de 2020 em todo o País, com o Pará sendo o primeiro entre os Estados que registraram maior crescimento. Segundo o levantamento, os planos ganharam 34,3 mil novos beneficiários paraenses entre setembro de 2020 e setembro de 2021, totalizando 841,2 mil de usuários – alta de 4,3%o. Hoje, 9,6% da população contam com cobertura de plano de saúde privado.

Depois de 5 anos, SUS
atualiza tabela de diálise

Depois de quase cinco anos, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante teve aprovado pelo SUS reajuste em torno de 16% no valor da sessão de hemodiálise, saindo de R$ 194,20 para R$ 225,27. Essa nova tabela, que deve passar a valer em março de 2022, equivale a um terço do que foi sugerido ao Ministério da Saúde, atendendo parcialmente o pleito das clínicas e dos pacientes renais crônicos. Já para a diálise peritoneal, a tabela será reajustada em cerca de 24%.

Valor ainda não é ideal

De acordo com os cálculos da Associação, esse seria o valor adequado para garantir o pleno funcionamento das clínicas conveniadas ao SUS e que atendem 85% da população de renais crônicos. Essa conquista se deu após cinco anos de ampla articulação da Associação e de entidades representativas do setor, com foco em garantir o tratamento com qualidade assistencial para os mais de 140 mil pacientes em todo o País.

Deixe o seu comentário