Diretor Financeiro da Polícia Civil do Pará, Rocco Giussepe da Silva Farah conseguiu a façanha de sair de Marabá para Belém para assinar o expediente e, no mesmo dia, reaparecer em Marabá como em um passe de mágica/Divulgação.

Sabe-se agora: o diretor Financeiro da Polícia Civil do Pará, Rocco Giussepe da Silva Farah, que está sob investigação do Ministério Público por suposto pagamento indevido de diárias, operava no modo The Flash tanto parapagar, quando para se beneficiar de dinheiro do contribuinte. Explica-se: Rocco, The Flash, costumava fazer até cinco dias de reuniões em municípios onde há apenas dois servidores da Polícia Civil de plantão, normalmente em finais de semana. Conseguia sair de Marabá, no sudeste do Estado, retornava a Belém para assinar documentos e no mesmo dia reaparecia em Marabá. Até na diretoria de Combate à Corrupção da Polícia os comentários têm uma nota só: é caso típico de dispensa de investigações; basta condenar. Rocco é irmão do vereador Pablo Farah.

Em 69 dias, 57 diárias
no melhor  estilo vapt-vupt

Rocco Giuessepe Farah, que também tem um irmão na Casa Civil do governo do Estado, Patrice Farah, ocupa cargo em comissão DAS 5, sem vínculo, como diretor Financeiro da Polícia Civil. Não fosse o que dizem que é, Rocco seria um autêntico workaholic – viciado em trabalho, na tradução livre. Somente em 2019 viajou, com dinheiro do contribuinte, durante nada menos do que 69 dias, embolsando 57 diárias para cobrir despesas inerentes à árdua tarefa de reunir com servidores subalternos por todo o Pará – e tempo de sobra: dessas diárias, seis foram usadas para promover cursos e seis para dar apoio administrativo a servidores. Resumo da ópera: embolsou R$ 11.585,63. Mais:

Viagem prolongada sem
prejuízos à administração

Em março de 2019, o diretor Financeiro da Polícia Civil passou 20 dias fazendo supostas reuniões pelo interior do Estado, inclusive por período prolongado – de 15 a 31 daquele mês -, e então deixou uma brecha: quem, no período, teria efetuado os pagamentos e assinaturas necessárias nas ordens de serviço e de pagamento da folha do mês se o diretor, em tese, estaria no interior do Estado, inclusive em município visitados no mês anterior – cinco dias de reuniões em Salinópolis, cinco em Marabá e cinco em Eldorado dos Carajás – onde o  efetivo da Polícia Civil conta três agentes -, além de Capanema?

OAB vai ao Judiciário
por atendimento nas UPJs

O presidente da OAB-Pará, Alberto Campos, e o presidente eleito, Eduardo Imbiriba, reuniram com a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, presidente do TJ. Na pauta do encontro, a relação entre a Ordem e o Judiciário, a discussão de propostas e alternativas para melhorar a prestação jurisdicional e o atendimento à advocacia nas Unidades de Processamento Judicial, mais celeridade na digitalização dos processos e a apresentação de pleitos para contemplar advogados que atuam em Belém e no interior.

Papo Reto

Divulgação
  • A Fundação Cultural de Belém agenda reunião com os demais órgãos da prefeitura para avaliar a possibilidade de liberação ou não de festas de réveillon e carnaval em Belém e distritos, em virtude da pandemia da Covid-19.
  • O Poder Judiciário paraense cumpriu as Metas Nacionais 4 e 8, estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2021. A Meta 4 prioriza o julgamento de processos relativos aos crimes contra a Administração Pública – corrupção, peculato e concussão distribuídos até 2017.
  • Já a Meta 8 refere-se ao julgamento de processos de violência doméstica e familiar contra as mulheres e feminicídio distribuídos de dezembro de 2019 a dezembro de 2021.
  • O radialista Santo Vale, o “Príncipe do Rádio” (foto), falecido ontem, manteve, por 30 anos, o programa Flash 95, das 19 às 24 horas, na Rádio Rauland, maior audiência do horário.
  • Também fez sucesso por animar as noites de sábado dos paraenses. Maçom, Sando Vale morreu aos 71 anos de idade e vai deixar muita saudade entre seus ouvintes.
  • A vitória do Remo sobre o Manaus, ontem, pela Copa Verde, encheu de entusiasmo a diretoria azulina para o jogo de domingo contra o Confiança, pelo Brasileirão.
  • Aliás, corre “vaquinha” entre diretores e conselheiros e simpatizantes do clube para angariar fundo para bancar o “bicho” prometido pela manutenção na Série B.
  • O MMA confirma: combate ao desmatamento ilegal será multiplicado sem dó, prometendo achar e varrer organizações criminosas que destroem o meio ambiente.
  • Mais de 20 estados americanos aprovaram leis que legalizam a dissolução de corpos humanos através de hidrólise alcalina.
  • Há quem afirme e garanta que a previsão dos americanos, para um futuro não muito distante, é a mortandade humana em grau tão elevado que tornará impossível o sepultamento ou até mesmo a cremação de corpos.

Charge do dia