Estudantes do curso de
Medicina entram na fila
e garantem imunização

Divulgação

Segunda-feira, 24 de maio de 2021

Poucas sabem, mas, estudantes dos anos iniciais dos cursos de Medicina de Belém estão sendo vacinados contra a Covid-19 – gente nova, sem comorbidades e sequer trabalhando em unidades de saúde. É quase uma informalidade. Por dia, são vacinados estudantes proporcionalmente às sobras dos frascos utilizados na vacinação oficial. A justificativa é de que, se não forem usadas no mesmo dia, as ‘sobras’ teriam que ir para o lixo.

Canto de fada

Os professores concursados do Instituto Estadual Carlos Gomes estão proibidos de se inscrever ao concurso para cargos de nível técnico da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a absurda alegação de que, se aprovados, não poderiam ocupar cumulativamente as duas funções. Podem sim; a Constituição permite. O que se diz é que as vagas na Orquestra estão “reservadas” para os alunos de uma gloriosa personalidade no projeto Vale Fam. Quer dizer, professor na Orquestra não pode; só aluno.

Liberou geral

A prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, foi destaque na inauguração do pagode do vereador Flávio Farias, do MDB, no Bar do Alcir, na última sexta. Instalado à rua do Fio, o evento reuniu dezenas de pessoas, nenhuma preocupada com a pandemia – daí que ninguém usava máscara. A prefeita (vídeo) parece se preocupar com a pandemia tanto quando com as explicações que deve ao TCM por gastos de R$ 10 milhões em compra de medicamentos sem licitação. P.S: Patrícia estava sem o marido, espécie de primeiro-ministro do município que, àquela hora, cantava em outra freguesia. Ninguém é de ferro…

Desde sempre

Diz fonte da coluna: “a se mensurar pela claque e pela quantidade de políticos que levou à cidade de Bragança, região nordeste do Estado, na última sexta, para anunciar obras na orla e reconstrução do prédio da prefeitura denominado “Augusto Corrêa”, o governador Helder Barbalho já está em plena campanha pela reeleição”. Não exatamente: o governador Helder Barbalho está em campanha desde sempre. O certo é que, em Bragança, levou algumas vaias, mas – ufa! – ninguém foi preso. Mais espantoso foi ver os afetuosos abraços entre ele e prefeito Raimundão, antes, inimigos figadais.

Pegou mal

Não caiu bem a fala do governador Helder Barbalho ao anunciar, nas redes sociais, que os professores serão vacinados para “poder voltar ao trabalho”. Isso porque a demanda aumentou consideravelmente com o trabalho remoto: aulas reinventadas, relatórios intermináveis e cansaço extremo pelo uso de smartphones e computadores mostram que os professores, na verdade, têm trabalhado como nunca nesta pandemia.

Cepa indiana

O site Brasil de Fato aponta que o Brasil foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à OEA, por expor trabalhadores da mineração ao coronavírus, ao relatar que os primeiros casos de cepa indiana registrados no País foram detectados em tripulantes do navio “Shandong da Zhi”, proibido de atracar na costa do Maranhão. Segundo o movimento Justiça nos Trilhos , o navio veio da África do Sul fretado pela mineradora Vale para transportar minério de ferro.  Casos suspeitos de cepa indiana teriam sido detectados no município de Primavera, no Pará.

Sinal de alerta

A confirmação dos primeiros seis casos da cepa indiana da Covid-19 pelas autoridades de saúde do Maranhão acendeu o alerta em Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins, que fazem divisa com o Estado vizinho. Em Marabá, porém, a preocupação é maior, por conta da estrada de ferro da Vale, que opera no trecho Carajás-São Luís, inclusive com transporte de passageiros, e influência em vários municípios da região.

Sistema único

O Conselho Regional de Administração botou seu bloco na rua, capitaneado pelo presidente Fábio Lúcio Costa, para resgatar a imagem da instituição e seus profissionais, agastada por conta de desmandos e irregularidades na administração anterior. O trabalho inclui a aproximação com os governos municipal, estadual e federal e o setor produtivo, com acompanhamento do Conselho Federal, nos moldes de um sistema único em defesa da classe.

Mais agências

A pedido do senador Zequinha Marinho, a Caixa Econômica Federal anunciou a abertura de novas agências no Pará. Além das 16 agências reveladas em janeiro deste ano, mais cinco novas unidades serão abertas para o atendimento ao público nos municípios de Curuçá, Goianésia do Pará, Muaná, Porto de Moz e Tucumã. Outras duas agências especializadas no atendimento ao agro serão instaladas em Paragominas e Redenção

Negócio em queda

A atividade econômica das microempresas e dos trabalhadores autônomos atingiu, em abril desse ano, o segundo pior resultado para o mês, desde 2015. A performance ruim foi apontada pelo Índice SumUp do Microempreendedor. Mês passado, o índice ficou em 75,05 pontos, o que representa queda de 8,88% em relação a abril de 2020 e de 7,36% em comparação a março de 2021. A piora no indicador pode ser atribuída à insegurança econômica, devido à pandemia, à redução no valor d auxílio emergencial e à alta de juros.

Em comunicado endereçado à direção da Vale, ontem, o governador Helder Barbalho pede a suspensão temporária das atividades do trem da Vale no trecho São Luís-Carajás, como medida preventiva contra a cepa indiana do novo coronavírus.

Não é verdade que a Secretaria de Saúde do Pará estaria levantando o número de laudos e os respectivos médicos para identificar irregularidades na fila de vacinação contra a Covid-19 com base em supostas comorbidades.

Medida semelhante foi adotada pelo governo de São Paulo, que já enviou a lista de profissionais que mais emitiram laudos desse tipo ao Conselho Federal de Medicina.

 O que se diz em Belém é que muita “gente boa” conseguiu se imunizar com falsos laudos médicos, mas esse é um vespeiro em que as autoridades de saúde e o MP não querem tocar.

Divulgação

O economista José Croelhas (foto) chegou a Bruxelas, Bélgica, sábado, por volta das 06h30 (hora de Brasília), depois de 23 horas de estrada from Lisboa (Portugal). Foi visitar familiares e aproveita o início do verão local, que deixa as noites claras até as 22 horas.

O prefeito Ed 50 meteu o funcionalismo público no bolso, comparou o município com a máquina federal e misturou alhos com bugalhos. Resultado: tem gente se dizendo com saudades de Zenaldo Coutinho.

 Pior é que sua proposta de calote a ser encaminhadas à Câmara de Vereadores têm tudo para a aprovação: a oposição lá se resume a três parlamentares, se muito.

Dito e feito: o deputado estadual Toni Cunha ficou fora da CPI que irá investigar as ações da Vale no Pará. Para que se achava pai da criança…

O deputado Jaques Neves, que é medico e presidente da Comissão de Saúde da Alepa deve está se remoendo. É duro pensar que a deputada Renilce Nicodemos foi aquinhoada com R$ 5 milhões do governo para ações sociais e políticas através de seu Instituto.

É que Jaques Neves também é dono de uma Ong dessa natureza e planejava entrar no negócio que é a administração de hospitais, mas não encontrou o caminho até agora.

O tradicional Largo do Redondo, em Nazaré, já se chama Praça Dr. Lopo de Castro, com direito a placa na parede da casa do saudoso médico e político, há muito alugada para uma agência bancária.

Os chafarizes do Porto Futuro têm feito a alegria de crianças e adolescentes nas manhãs calorentas de Belém, como sábado, até porque o banho é permitido.

O Colégio Equipe conquistou 30 vagas no curso de Medicina da Uepa. Além disso, garantiu quatro das cinco primeiras colocações, com os alunos Eduardo Lobato, Maria Victoria Conde, Leonardo Sampaio e Helen Jost, todos do curso de Medicina

Sendo ou não responsável pela criação do vírus que desarrumou e virou o mundo de ponta cabeça, a China foi negligente com a pandemia, com a complacência da OMS, que só se manifesta sobre o óbvio e, mesmo assim, tardiamente.  

Deixe o seu comentário